abril 30, 2012

HIGH LINE PARK- NYC

Cá estou eu para mostrar minhas impressões de mais um lugar surpreendente na Big Apple, que com certeza vale a pena conhecer: HIGH LINE!

Um parque suspenso de mais de 2 km de extensão, construído onde um dia foi uma linha férrea original de 1934 e abandonada em 1980. De acordo com o New York Times este foi uma das parcerias públicas-privadas mais bem sucedida em NY. 




Isso mesmo, os resposáveis por essa boniteza foram a Associação de moradores da região que arrecadou 44 milhões de dólares para a revitalização para o novo uso e a Prefeitura de New York que levantou mais 110 milhões de dólares. Além de mais de 30 projetos de revitalização de prédios vizinhos à High Line, inclusive a sede do Whitney Museum projeto de Renzo Piano.

Em 2003 abriram concursos para as modalidades de Projeto de Arquitetura e Paisagismo e em 2005 começaram as obras! Em 2009 foi inaugurado o primeiro trecho....

Estúdios vencedores do concurso: 

Mais um lindo exemplo do que o Homem, quando tem força de vontade e predisposição, é capaz de fazer por sua cidade tornando-a mais Humana.


 Mudando a paisagem urbana...




A vegetação ainda está em fase de crescimento... mais de 1000 árvores foram plantadas.

 Eu amei esses bancos com rodízio!!





Espaço para "ESTAR"!! e sai todo mundo atrás de um lugar ao SOL!





Área revitalizada, área valorizada!! A Prefeitura arrecada mais com os impostos e a cidade fica feliz com mais um espaço de lazer... todo mundo sai ganhando!!







A criançada se diverte!! Já vão logo tirando os sapatos e correm para a ÁGUA!

 A HIGH LINE atravessa alguns edifícios...




Boulevards mais amplos outros mais estreitos... criando diversos espaços de circulação e de estar.


A vista entre os prédios é sensacional... posso dizer que a gente passeia no quintal do vizinho...rs



A antiga linha do trem foi preservada em alguns trechos... assim como guarda-corpo antigo.

Cor na paisagem...


A madeira dos bancos e parte do piso são de Ipês de origem brasileira e peruana.





 Estudo de ocupação... que delicadeza!!

Caminhamos até o fim da segunda fase de implantação. Ainda falta a terceira e última fase. Vista do que era a linha férrea abandonada... 

Impossível não pensar em pelo menos uma meia dúzia de locais em São Paulo que poderiam seguir o exemplo! Transformar um lugar obsoleto em lugar humanizado, levar lazer e melhorar a qualidade de vida!

De acordo com os autores, o projeto foi inspirado na "beleza melancólica" encontrado na High Line - onde flora e fauna retomaram o espaço urbano depois deste ser abandonado pelo Homem. A ideia era "reajustar" um veículo industrial e transformá-lo num instrumento de Lazer pós-industrial. Do alto do parque se tem uma das melhores vistas do rio Hudson.

Locais revitalizados como a High Line dentro de uma grande cidade, tendo como principal objetivo: tornar a cidade mais agradável, prazerosa... humana, Sempre me emocionam!

Mais informações: http://www.thehighline.org/

Ótima semana a todos!

Daniela Prieto

abril 27, 2012

CHELSEA MARKET - NYC

Bom dia gente!! Hoje é dia de falar de coisas boas... vamos começar com as boas novas da viagem para New York! Para o primeiro post de NY escolhi esse lugar incrível que não é muito procurado por turistas, mas que com certeza vale muito a pena conhecer!!

Chelsea Market fica no distrito de Meatpacking em Manhattan, no térreo de um edifício que no seculo IXX foi uma indústria de biscoito (Nabisco). Os demais pavimentos hoje são escritórios, aliás a GOOGLE ocupa dois deles.





O edifício todo ainda sustenta a carinha de fábrica... com um toque modernoso... as esculturas e as luminárias são lindas! Estrutura em aço aparente e fechamento em tijolinho!



Chelsea Market é uma galeria mega alternativa onde voce encontra de tudo um pouco... mas o foco é o setor alimentício... poderia dizer que é quase um Mercado Municipal com carinha de Sesc Pompéia (São Paulo), com lojas de peixes, horti-fruti, cestarias, docinhos, pães e queijos, vinhos... tudo com um certo charme... 

Famoso por fornecer alimentos frescos sempre, que para padrão americano cá pra nós é quase um oásis em meio a tantos hamburgueres e pizzas! rs. Eu bem gostaria de ter experimentado de tudo um pouco, mas acabei ficando com uma saladinha self-service que encontrei dentro do horti-fruti.

Voce pode comprar e comer na hora, e se der sorte de conseguir uma das poucas mesas espalhadas pelo corredor melhor ainda!



 













 
Eu na fila do Restroom (isso não muda...existe em qualquer lugar do mundo! rs)
 
Além da comilança, tem a magnífica e sensacional Loja Anthropologie - my baby <3 - logo na entrada que é considerada uma "lifestyle store", tem desde coisinhas para casa até roupas e bijous! A loja é lindissima e confesso que quase caí na tentação e incorporei a "brasileira consumista"...ser verdinha consciente sustentável nos Estados Unidos é uma tarefa árdua...rsrs









E assim, uma tarde despretensiosa tornou-se um passeio inesquecível. Cada detalhe, cheiros e cores... essa é a arte de transformar locais já existentes em um espaço para pessoas, dando vida a uma construção, reincorporando a antiga fábrica no contexto urbano atual daquele lugar.

E aí gostaram?? Quero saber a opinião de voces...


Para saber mais sobre esse lugar incrível, endereço, como chegar, etc... acesse:




 Daniela Prieto