junho 29, 2012

SP - Cadê a árvore que estava aqui???

Há algumas semanas tenho acompanhado uma reforma urbana aqui na Av. Faria Lima, em São Paulo. A Prefeitura está ampliando para mais uma faixa de rolamento de veículos... isso realmente me intriga bastante e fico sempre pensando com meus botões: 

Será que mais uma faixa para carros tornará o transito menos caótico, enquanto soluções para o transporte público sempre ficam pra depois????

Sempre o incentivo para o uso do CARRO particular... e METRÔ que é bom NADA!!!

Mas, enfim... continuei acompanhando os operários da Prefeitura trabalhando... a primeira noticia já era de se esperar: para adicionar uma faixa de rolamento sobrou para o canteiro central sofrer as consequencias... iniciaram a redução do canteiro!

Canteiro central da Av. Faria Lima x R. Leopoldo Couto de Magalhães


A segunda noticia: as arvores! O que acontecerá com as árvores desse canteiro??? (nem todas deram a sorte de estarem no lugar certo)... Passando por lá na hora do almoço, vi o asfalto sendo pavimentado nessa nova faixa... e as pobres arvorezinhas continuavam lá... com o asfalto chegando até o pé de cada uma delas... pena que não tirei foto...

Essas são imagens do Google 3D View antes da reforma:
 


Não resisti e perguntei para um que parecia ser o "chefe" dos operários: O que vai acontecer com essas arvores? 
A resposta: Serão transplantadas para outro local. (UFFFAAAAA....que alívio! Teremos uma avenida mais árida, mais congestionada, mais poluída... mas pelo menos as árvores ganharão outro lugar para viver...)

Ontem, outro susto! Tiraram as árvores. Dessa vez tirei fotos (Primeiro da janela):

 O canteiro já reduzido e a nova faixa já asfaltada, ainda protegida pelos cones da CET







Depois não aguentei e fui lá conferir de perto:



 Aqui jaz as raízes de uma linda Palmeira!

O que dizer??? Ninguém transplanta árvores sem remover as raízes... e todas, das pequenas às grandes, foram mutiladas à serra elétrica! E na calada da noite... o dia amanheceu sem elas ali!

Vou consultar à CETESB para saber se a Prefeitura tinha autorização para esse "Homicidio" em massa e ainda, se haverá e onde será a compensação ambiental.

E assim, a cidade ganhou mais uma faixa para ser entupida por carros... e perdeu mais algumas árvores, um sopro de Verde na paisagem! #decepção

Ótimo fim de semana a todos!

Daniela Prieto

junho 28, 2012

DIY - Inspiração do Dia


As garrafas de PET são duráveis, leves e resistem a sol e chuva. Excelentes qualidades, mas que se transformam em problema se elas ficarem jogadas por aí, ou até mesmo, se forem desperdiçadas em aterros. Se colocadas embaixo da terra, vão ficar lá por séculos e séculos... Então, se você não tem um lugar para encaminhá-las para reciclagem, que tal reutilizá-las?

Projeto da artesã Rosane Messias, de Campina Grande do Sul, PR.



Daniela Prieto

junho 21, 2012

GREEN CAST by Kengo Kuma, Japan

Mais uma obra que mostra o quão ligado está a Arquitetura à Natureza! 

Este pequeno edifício Green Cast construído em 2011 está localizado em Odawara-shi , Kanagawa, Japão e é projeto do arquiteto Kengo Kuma.

Muitos fatores tornam esse projeto interessantíssimo, na minha opinião.

O primeiro é indiscutível: Visualmente a fachada principal é deslumbrante... uma fachada "viva", feita de painéis de alumínio fundido que atuam como floreiras e fechamento. Esses painéis são ligeiramente inclinados, movimento que dá uma aparência bem organica.










Incrível o jogo de volumes, sombras e aberturas (sem falar do charme das plantinhas ali dando aquela quebrada no cinza - existem mangueiras para irragação e drenagem das floreiras)...

Internamente a permeabilidade visual, ventilação, iluminação natural... e ao mesmo tempo, há privacidade.









O segundo fator que chamou minha atenção: o USO!

Na realidade: "os usos". Mais que misto!

Térreo: Farmácia e clínica
1° e 2° pavimento: Salas de escritórios
3° pavimento: Residencial (isso mesmo!! e ainda possui terraço privativo)

Acredito muito na eficiência de edifícios de uso misto, principalmente em grandes cidades!
Sabemos que bairros só residenciais ou só comercial/serviços não são nada sustentáveis... são tipologias que necessitam de grandes deslocamentos para o homem. (grandes PERCURSOS = TRANSITO = perda de TEMPO = perda de DINHEIRO =  perda de QUALIDADE DE VIDA).

Afinal, o sonho de todo mundo é trabalhar e morar no mesmo bairro, o que fará no mesmo edifício! 
Abaixo às Paulistas, Berrinis e Faria Limas... quero tudo junto e MISTURADO!

Que venham mais projetos de EDIFÍCIOS DE USO MISTO (inclusive no Brasil)!! Aprovadíssimo!!!

Ótimo dia a todos!!


Daniela Prieto
Research:
http://www.evolo.us
http://www.archdaily.com.br



junho 13, 2012

RIO+20

Hoje começa a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. 

A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.


O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

  - A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  - A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.


Vamos aguardar e torcer para que decisões inteligentes sejam tomadas!

Ótimo dia a todos!

Daniela Prieto



junho 05, 2012

June 05 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Hoje dia 05 de Junho é um dia muito especial e para celebrar,  participe da Petição contra o desmatamento - GREENPEACE!
São necessárias mais de 1.400.000 assinaturas para o projeto de Lei ir ao Congresso. Participe! Pelo que resta de nossas florestas...


Acesse o link e assine:
http://www.ligadasflorestas.org.br/


A lei pelo Desmatamento Zero é o melhor recurso que nós, cidadãos brasileiros, temos para reverter as mudanças feitas pelo Congresso, com o aval do governo, no Código Florestal. Para levar ao Congresso uma lei de iniciativa popular contra a devastação das florestas, nos mesmo moldes do Ficha Limpa, precisamos de 1,4 milhão de assinaturas.
Nesse dia especial, dê um presente ao meio ambiente, avise seus amigos, espalhe a Lei do Desmatamento Zero nas redes e ajude a combater a derrubada das florestas brasileiras. 





Ótimo dia a todos!

Daniela Prieto