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fevereiro 22, 2013

MAIS SUCULENTAS - Succulents

Não adianta, eu não me canso delas... As Suculentas são perfeitas para pequenos vasos, para serem usadas fora e dentro de casa e o melhor de tudo... elas oferecem o verdinho sem dar trabalho! Não exigem muitos cuidados!

Vale lembrar que as suculentas na imensa maioria, são plantas exóticas ou seja, são originárias de outros países principalmente os desérticos. Dessa forma, elas não atendem para serem utilizadas em paisagismo urbano... para plantio em grandes jardins, ruas, praças e canteiros prefira sempre o plantio de plantas e árvores nativas, originárias do seu próprio clima (em nosso caso: Mata Atlântica). Elas prestam muitos serviços ao nosso ecossistema: umedecem o ar, trazem frescor, evitam as ilhas de calor, absorvem parte da chuva evitando enchentes e os passarinhos e insetos amam!

Suculentas são lindas, mas aqui no Brasil são meramente decorativas. 













Quer saber mais sobre as Suculentas? Clique AQUI.

Um lindo fim de semana a todos!

Daniela Prieto
Research:

fevereiro 18, 2013

A PEGADA DA MODA - The Fashion duel

"Let´s clean up fashion" - foi a campanha realizada pelo Greenpeace para averiguar como as grandes grifes italianas e francesas estão agindo em relação ao meio-ambiente, se estão de fato mudando seus conceitos de manufatura e comercialização.

Elas que sempre foram sinônimo de consumismo em todo o planeta, hoje precisam rever suas políticas de negócio e se adaptarem a um mundo mais consciente.

O Greenpeace relacionou 15 das mais famosas grifes e aplicaram 25 questões sobre três tópicos:
01. Política de compra de couro (se é proveniente de criações de gado ligada ao desmatamento de florestas);
02. A origem da celulose usada para fazer embalagens de papel (se também ocasionou a derrubada ilegal de árvores);
03. A qualidade da produção têxtil (considerando a contaminação química dos recursos hídricos).

Cada tópico foi avaliado dessa maneira:


Vamos o ranking.

1° Lugar - VALENTINO

Quem lidera o ranking, apresentando um desempenho “bom” é a grife italiana Valentino. De acordo com o Greenpeace, a marca é transparente sobre seu compromisso com a implementação de políticas de desmatamento zero para o couro e embalagens e procura reduzir ao máximo o impacto ambiental da produção de tecidos.


2° Lugar - GIORGIO ARMANI
 
 
Segunda colocada no ranking, a Armani respondeu apenas parcialmente e com um baixo grau de transparência o questionário, segundo o Greenpeace. Embora demonstre comprometimento com a compra responsável de couro e da celulose para fabricação de embalagens, a marca não se posiciona a respeito do uso de produtos químicos nas suas roupas que possam contaminar recursos hídricos ao fim do seu ciclo de vida.

3° Lugar - CHRISTIAN DIOR
 
Em resposta ao questionário do Greenpeace, a Christian Dior afirma que tem políticas de desmatamento zero em vigor com relação ao couro e à celulose. Apesar disso, a Ong ambientalista diz que a empresa ainda usa produtos químicos perigosos na confecção dos tecidos.

4° Lugar - GUCCI
 
A italiana Gucci também está comprometida com políticas que garantam a sustentabilidade de suas matérias-primas. Para alcançar um desempenho mais exemplar, no entanto, a marca precisa abraçar metas de desintoxicação do processo têxtil.

5° Lugar - LOUIS VUITTON
 
A Louis Vuitton afirma ter políticas de desmatamento zero com relação à origem do couro e à compra de celulose. Mas, segundo o Greenpeace, a holding deixa a desejar nas metas de desintoxicação da produção têxtil.

6° Lugar - ERMENEGILDO ZEGNA
 
A marca de luxo italiana Ermenegildo Zegna é outra de desempenho mediano quando o assunto é meio ambiente, na avaliação do Greenpeace. A principal crítica feita pela Ong é a de que a grife ainda não se juntou à campanha de desintoxicação do Greenpeace, a Detox.

7° Lugar -VERSACE
 
A grife de alta-costura comandada por Donatella Versace se empenha em garantir a sustentabilidade da origem do papel que usa em suas embalagens e também do couro. Entretanto, segundo a Ong, a marca ainda não aceitou um compromisso vinculativo para colocar em prática a política de desmatamento zero e o programa Detox.

8° Lugar - SALVATORE FERRAGAMO
 
Famosa por suas bolsas e sapatos ostentados por beldades como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Claudia Schiffer, a grife italiana Salvatore Ferragamo não convence quando o assunto é meio ambiente. Segundo o Greenpeace, apesar da marca demonstrar preocupação com a origem do papel de suas embalagens, ela ainda carece de um compromisso vinculativo pelo Desmatamento Zero e pela eliminação de produtos químicos perigosos na confecção dos tecidos.

9° Lugar - ROBERTO CAVALLI
 
De acordo com o Greenpeace, a grife de alta-costura Roberto Cavalli não forneceu respostas concretas para a pesquisa, tampouco assinou compromissos de desmatamento zero. De acordo com a Ong, “não há garantia de que a empresa possui políticas que asseguram o respeito às florestas e aos recursos hídricos”.

10° Lugar - ALBERTA FERRETTI
 
A lista de marcas reprovadas pelo Greenpeace começa com Alberta Ferretti. Especializada em roupas da moda feminina, a grife não respondeu ao questionário da Ong,"recusando-se a compartilhar” informações sobre sua política de compra de couro e celulose e uso de produtos tóxicas na produção têxtil.

11° Lugar - CHANEL
 
Por não tomar qualquer decisão sobre melhorias em suas políticas ambientais, a Chanel também aparece entre os últimos colocados no ranking. Segundo o Greenpeace, a marca não respondeu a pesquisa sobre suas práticas de negócios.

12° Lugar - DOLCE & GABBANA
 
Outra grife de alta-costura criticada foi a Dolce & Gabbana. Segundo o Greenpeace, a marca "não respondeu" ao questionário, o que, segundo a Ong, demonstra falta de transparência com os consumidores sobre sua política ambiental.

13° Lugar - HERMÈS
 
Conhecida pela elegância e sobriedade de suas coleções, a grife francesa é outra que decepciona no ranking de moda verde. De acordo com o Greenpeace, a marca não respondeu a nenhum dos questionários sobre a política ambiental da sua produção.

14° Lugar - PRADA
 
Símbolo de luxo e status, a grife italiana Prada está longe de ser considerada ecofriendly, segundo a Ong ambientalista. Como suas antecessoras no ranking, a marca não respondeu ao questionário sobre política ambiental.

15° Lugar - TRUSSARDI
 
Fechando a lista de grifes de alta-costura menos verdes, aparece mais uma italiana, a Trussardi. O mau desempenho deve-se à recusa da marca em responder o questionário de política ambiental, o que, segundo o Greenpeace, demonstra falta de compromisso e transparência com os consumidores.

Research:
http://exame.abril.com.br/
http://www.greenpeace.org/


Está bastante claro que ainda falta muito a percorrer, mas o que não podemos permitir é que ainda haja empresas - ainda mais com esse porte - que nem sequer preocupam-se com o tema ambiental/social. A grande maioria delas, tem sua produção em países como China e Índia, justamente os países mais poluídos do mundo e que infelizmente ainda contam com mão de obra escrava.

O quanto o "status" é importante na sua vida?

Um abraço a todos,
Daniela Prieto