Para muitas pessoas, durante centenas de anos, hoje dia 21 de Dezembro de 2012 seria o último dia de todos os tempos. O Mundo acabaria exatamente HOJE!! Tudo isso devido a um certo calendário feito pela civilização MAIA- a Pedra do Sol.
A civilização Maia teve origem na Guatemala e dominou quase toda a América Central e México. Seu auge ocorreu por volta do ano de 250 d.C. Foi uma civilização muito próspera. Era muito estudiosa da Astronomia, Matemática e Astrologia. Conhecedora das estações, o que permitia saber exatamente quando deveria haver o plantio e a colheita das plantações - dominavam a Agricultura!
E através de estudos e por interpretações, o homem moderno entendeu que o dia 21/12/2012 foi a última data inscrita na Pedra do Sol. Entendeu-se que seria o último dia!!
Bom, se estou aqui escrevendo é porque a tal profecia não ocorreu - pelo menos por enquanto!
Mas, hoje é um dia especial... hoje é o dia mais longo do ano, Solstício de Verão aqui no hemisfério Sul! O sol nasce mais cedo e se pōe mais tarde, mais horas à luz do dia e menos horas de noite! E claro, hoje é o primeiro dia de VERÃO - Minha estação preferida!! ;)
Inspirada por toda essa energia centenária, resolvi postar algumas imagens que fiz quando visitei o México em 2009, onde pude visitar alguns parques arqueológicos e também vi a Pedra do Sol original, uma delas, exposta no Museu de Antropologia da Cidade do México.
Apresentando: A PEDRA DO SOL! - Calendário Maia, o "culpado" pelo Fim do mundo...
E nossa peregrinação a cidade Maia de Chinchén Itzá, fundada em 435 a.C, no Estado de Yucatán no México - foi o centro político e econômico da civilização:
Piramide de Kukulcán
Essa piramide foi construída numa posição exata em relação ao sol. Ela é uma espécie de relógio de sol, exatamente no solstício - HOJE - ela produz sombras em forma de triângulo nos grandes degraus! Mais uma referência do profundo conhecimento dos Maias. É incrível!
Chaac - cabeça de serpente, considerado uma divindade
Campo de Pelota - os Maias eram chegados em esporte!
Na realidade, não era bem considerado um esporte. Era considerado um ritual sagrado!
Os times eram formados pelos homens fortes e consistia em tocar uma bola - bem pesada - com os quadris e passar por esses arcos presos no alto da muralha. Posso dizer que o orifício do arco é bem pequeno e não consigo imaginar como podiam passar uma bola lançada pelos quadris...
E agora vem a "pior" parte - o time perdedor era sacrificado!
O poço do sacrifício
Esse a princípio era um poço de água que abastecia a cidade. Água nessa região super quente e árida, era raridade. Mas, esse poço também era onde os Maias jogavam o sangue e os ossos dos sacrificados aos deuses.
Com o tempo, a água que era rara, tornou-se contaminada e iniciou-se o declínio da cidade!
As colunas representam os soldados
Fonte: Imagem panorâmica do Wikipédia
O povo local acredita que o declínio de toda civilização Maia foi devido a degradação ambiental... milhares de árvores foram derrubadas para as construções - usavam troncos de arvores como uma "esteira rolante" para locomover as pedras gigantescas - e a água, essencial para a sobrevivência da agricultura, foi contaminada.
A história dos Maias é muito envolvente e emocionante. Gostaria que essa servisse de exemplo para nós. Civilizações antigas, gigantescas e muito ricas como a da Ilha de Páscoa, Egito, Mesopotamia... foram extintas por degradarem sensivelmente o meio ambiente em que elas viviam.
SERÁ ESSE O FIM DA NOSSA CIVILIZAÇÃO? Mesmo com toda nossa inteligência, riqueza e tecnologia, iremos repetir os mesmos "erros" que cometeram povos a centenas de anos atrás?
O mundo pode não acabar HOJE, mas eu realmente acredito que nós humanos estamos contribuindo e muito para que esse planeta se torne inabitável um dia, sem recursos suficientes para que sobrevivamos!
Um ótimo fim do mundo a todos!
Daniela Prieto
Imagens: acervo pessoal Daniela Prieto