Páginas

dezembro 22, 2011

SOLSTÍCIO - 22 de dezembro de 2011


22 de dezembro, 356° dia do ano, faltam 9 dias para acabar o ano e exatos um ano para acabar o Mundo, segundo a profecia Maia o mundo acabará em 22/12/2012!




O que poucos se dão conta, é que hoje é o dia que ocorre o Solstício de Verão no Hemisfério Sul, hoje é o dia com o maior período de SOL do ano, o dia mais longo.
Hoje o SOL nasceu em São Paulo as 6:17 da manhã e vai se pôr as 19:53 da noite... 13 horas e 36 minutos na companhia da gigante bola de fogo, estrela maior: o SOL! Ele que aquece a Terra na medida exata para que nós, toda a fauna e flora sobrevivamos, biodiversidade complexa e perfeita! Tudo precisa estar equilibrado para que continuemos a sobreviver...


Carta Solar para a cidade de São Paulo, SOL-AR

São Paulo está na Latitude 23°61' Sul, a carta solar acima demonstra que HOJE, 22 de dezembro, é o maior caminho para o sol percorrer, ele nasce do lado direito (Leste) antes das 6hs e vai se pôr lá do lado esquerdo (OESTE) após as 18hs.




Os povos antigos estudavam os percursos do Sol e estrelas para orientação do ciclo agrícola. Um dos povos mais conhecidos pela sua sabedoria foi o povo MAIA, o qual nos deixou muitas evidências de suas experiências com a Astronomia...

Pedra do Sol, Calendário Maia

O Templo de Kukultán, construído no seculo XII, na antiga cidade Maia de Chichén Itzá no México é uma dessas evidências. Esta piramide de quatro lados, tem suas pontas voltadas para os pontos cardeais. Cada lado possui 9 níveis de degraus com uma escadaria central. Nos dias de Equinócios (outono e primavera) e Solstícios (Verão e Inverno) ocorrem fenômenos de luz e sobra nos alinhamentos da construção.
Esses fenômenos indicavam os períodos exatos para o início do plantio e colheita, demonstrando profundos conhecimentos em Matemática, Geometria e Astronomia!

Conheciam o comportamento das estações e as variações da trajetória do Sol e das estrelas!




Sensacional! A antiga cidade de Chichén Itzá hoje é um parque arqueológico aberto a visitação. Do aeroporto da Cidade do México é possível pegar vôos diretos para Mérida, cidade mais próxima do Parque.

Aqui estou eu! em 2009- em um dos lugares mais fantásticos e misteriosos da história da Humanidade

Recomendo levar boné, protetor solar e beber muuuuita água! Interessante conseguir um bom guia, pois há muito o que aprender com o povo MAIA!!

Ótimo VERÃO a todos!!


Daniela Prieto

Um comentário: