Páginas

janeiro 24, 2012

SCHLIERBERG, Bairro Solar em Freiburg - Alemanha

A Alemanha é um dos países a frente no quesito Sustentabilidade. Hoje venho mostrar este bairro incrível em Freiburg, que é capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome, provando que uma construção ecológica pode ser muito lucrativa!


Na Alemanha é possível produzir energia em casa através de placas solares por exemplo e revender a Companhia de Energia aquilo que não se usa, energia excedente. São necessários dois relógios, um que contabiliza a energia que aquela residencia produz e envia à Companhia e outro relógio que registra a energia que ela consome... 

O bairro é autossuficiente em energia e atinge isso através do seu projeto de energia solar, que utiliza painéis fotovoltaicos dispostos na direção correta. Parece uma estratégia simples mas, geralmente, os projetistas pensam nas instalações solares tardiamente, e dessa forma os painéis perdem parte de sua eficiência.


A vila, projetada pelo arquiteto alemão Rolf Disch, enfatiza a construção de casas e vilas que planejam as instalações solares desde o início do projeto, incorporando inteligentemente uma série de grandes painéis solares sobre os telhados. Os edifícios também foram construídos dentro das normas de arquitetura passiva, o que o permite produzir quatro vezes a quantidade de energia que consome.


O condomínio, com cerca de 11 mil m2, possui densidade média, tamanho balanceado, acessibilidade, espaços verdes e exposição solar.
Ao todo são 59 residências e um grande edifício comercial, chamado Solar Ship, que criam uma região habitável com o menor impacto ambiental possível. Nove das residências são apartamentos localizados na cobertura do edifício comercial. As residências multifamiliares possuem entre 75 e 162 m2.

Todas as casas são de madeira e construídas apenas com materiais de construção ecológicos. O conceito de cores foi desenvolvido por um artista de Berlim, Erich Wiesner.

As casas têm grande acesso ao aquecimento solar passivo e utilizam a luminosidade natural. Cada casa possui uma cobertura simples, com beirais largos, que permitem a presença do sol durante o inverno e protegem as casas durante o verão. Tecnologias avançadas como o isolamento a vácuo, aumentam o desempenho térmico do sistema da construção.
As coberturas possuem sistemas de captação de água da chuva. A água é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários. Os edifícios também utilizam lascas de madeiras para o aquecimento no inverno, diminuindo ainda mais o impacto no ambiente.





As instalações permanecem livres de carros, graças à garagem abaixo do edifício comercial, onde é organizado um sistema de compartilhamento de automóveis. Simples, moderno, eficiente e Humano!

Mais imagens:









 






 

Na Alemanha e Inglaterra é possível encontrar diversos condomínios como esse... uso misto - residencial e comercial - que produzem sua própria energia e que promovem o conforto ambiental para os usuários...

Sem dizer no baixo impacto ambiental... Energia solar: limpa e renovável!

Research: http://exame.abril.com.br



Daniela Prieto





Um comentário: