Cá estou eu para mostrar minhas impressões de mais um lugar surpreendente na Big Apple, que com certeza vale a pena conhecer: HIGH LINE!
Um parque suspenso de mais de 2 km de extensão, construído onde um dia foi uma linha férrea original de 1934 e abandonada em 1980. De acordo com o New York Times este foi uma das parcerias públicas-privadas mais bem sucedida em NY.
Isso mesmo, os resposáveis por essa boniteza foram a Associação de moradores da região que arrecadou 44 milhões de dólares para a revitalização para o novo uso e a Prefeitura de New York que levantou mais 110 milhões de dólares. Além de mais de 30 projetos de revitalização de prédios vizinhos à High Line, inclusive a sede do Whitney Museum projeto de Renzo Piano.
Em 2003 abriram concursos para as modalidades de Projeto de Arquitetura e Paisagismo e em 2005 começaram as obras! Em 2009 foi inaugurado o primeiro trecho....
Estúdios vencedores do concurso:
Mais um lindo exemplo do que o Homem, quando tem força de vontade e predisposição, é capaz de fazer por sua cidade tornando-a mais Humana.
Mudando a paisagem urbana...
A vegetação ainda está em fase de crescimento... mais de 1000 árvores foram plantadas.
Eu amei esses bancos com rodízio!!
Espaço para "ESTAR"!! e sai todo mundo atrás de um lugar ao SOL!
Área revitalizada, área valorizada!! A Prefeitura arrecada mais com os impostos e a cidade fica feliz com mais um espaço de lazer... todo mundo sai ganhando!!
A criançada se diverte!! Já vão logo tirando os sapatos e correm para a ÁGUA!
A HIGH LINE atravessa alguns edifícios...
Boulevards mais amplos outros mais estreitos... criando diversos espaços de circulação e de estar.
A vista entre os prédios é sensacional... posso dizer que a gente passeia no quintal do vizinho...rs
A antiga linha do trem foi preservada em alguns trechos... assim como guarda-corpo antigo.
Cor na paisagem...
A madeira dos bancos e parte do piso são de Ipês de origem brasileira e peruana.
Estudo de ocupação... que delicadeza!!
Caminhamos até o fim da segunda fase de implantação. Ainda falta a terceira e última fase. Vista do que era a linha férrea abandonada...
Impossível não pensar em pelo menos uma meia dúzia de locais em São Paulo que poderiam seguir o exemplo! Transformar um lugar obsoleto em lugar humanizado, levar lazer e melhorar a qualidade de vida!
De acordo com os autores, o projeto foi inspirado na "beleza melancólica" encontrado na High Line - onde flora e fauna retomaram o espaço urbano depois deste ser abandonado pelo Homem. A ideia era "reajustar" um veículo industrial e transformá-lo num instrumento de Lazer pós-industrial. Do alto do parque se tem uma das melhores vistas do rio Hudson.
Locais revitalizados como a High Line dentro de uma grande cidade, tendo como principal objetivo: tornar a cidade mais agradável, prazerosa... humana, Sempre me emocionam!
Mais informações: http://www.thehighline.org/
Ótima semana a todos!
Daniela Prieto