Páginas

maio 17, 2012

BAREFOOT AT HOME

Quando eu era criança, todos lá em casa tínhamos o costume de tirar os sapatos antes de entrar, era tão natural que nem percebíamos e todos iam aderindo... me lembro bem dos vários pares na porta da sala. 



Com o passar dos anos, a vida foi ficando mais corrida e pouco a pouco fomos perdendo isso... quando via, já estava lá dentro de sapato e tudo (para o desespero da minha mãe...rs).

Agora que tenho minha própria casinha tive vontade de resgatar esse hábito! Não só pelo conforto, mas principalmente pela higiene... fico imaginando a quantidade de germes, bacterias, etc e tal que adentram nosso lar pelo simples fato de entrarmos com o sapato que viemos da rua. Imaginem só quem tem crianças pequenas na fase de engatinhar... affe... terror!

Os orientais e europeus já fazem desse ato uma cultura. Os orientais presam a limpeza do lar e da alma. Os europeus, principalmente de países que nevam, acostumaram-se a tirar o sapato para evitar que a neve encrostada no sapato derreta e molhe a casa toda... entrar na casa de uma família oriental ou sueca por exemplo, de sapato é quase xingar a mãe deles... é falta de educação mesmo!!!

Mas, sempre tive muitas dúvidas a respeito. Como aqui no Brasil não é um habito, me parece muito constrangedor pedir para uma visita tirar o sapato não é mesmo?? As pessoas não estão acostumadas a desfilarem de meia ou descalças na casa dos outros... sem contar os traumas: meia furada, chulézão, unha sem fazer... ai ai ai...



Diz a boa etiqueta que:
- o anfitrião deve deixar pantufas e chinelos de diversos tamanhos e limpinhos bem à vista na porta de entrada! 
- deve ter um local para que a pessoa se sente para se sentir mais confortável na hora de tirar os sapatos.
- deve ter também um lugar para colocar os sapatos tirados.
- e não se deve abrir mão do velho e amigo "capacho".



O mais importante da boa etiqueta: o anfitrião nunca deve pedir para tirarem os sapatos... a visita tira apenas se achar confortavel para isso. Por outro lado se voce for visitar alguém e perceber os aparatos na porta e os anfitriões estiverem sem sapato, é de bom tom tirar os seus também. É uma troca de gentilezas... vamos combinar que é uma gentileza bastante higiênica, não é mesmo??

Pois bem, fui atrás de algumas opções que fazem desse gesto mais descontraído:




































Até que esse hábito pode se tornar bem divertido não é mesmo??

Lá em casa, eu e o maridão já estamos aplicando: chegamos em casa e vamos logo trocando os sapatos por um chinelo limpinho... adotamos uma cesta de vime bem na porta (também serve para não esquecermos nessa fase de adaptação...rs).


Além dos chinelos, acho interessante ter um punhado daqueles protetores descartáveis sabem? No caso de receber o encanador, eletricista, tecnico da NET... já saco um par pra eles...rs... e é colocado por cima do sapato mesmo!



E aí gostaram? Voces adotam ou gostariam de adotar esse hábito?? Quero saber...


Ótima quinta feira a todos!

Daniela Prieto

6 comentários:

  1. Eu acho bacana Daninha.
    No entanto, eu sou uma pessoa que tem um certo trauma de ficar descalça perante um grande número de pessoas e desconhecidas..rss..
    Provavelmente eu ficaria de meia na sua casa até me sentir confortável para desfilar meus dedinhos machucadinhos. (fora que eu tenho um pé muito friorento, no inverno é bacana ter aqueles chinelinhos que cobrem os dedinhos...).
    Adoro essa questão higiênica, dentre outras..rs...agora mais do que nunca..rss..
    Eu apoio, sempre com o bom senso de quem quiser aderir e se sentir confortável ok e quem não consegue, por vários motivos, ok também..
    Vou te mandar uma fotinha de um cantinho como esse que pretendo fazer na minha casa lá do PR.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déa encontrei um chinelinho super fofo que tem uns pelinhos em baixo..conforme a gente anda em casa, os pelinhos tiram o pó. Olha só que lindo: http://www.velozclick.com.br/categoria.asp?idDepartamento=27&idCategoria=206

      Manda a fotinho sim! grande beijo

      Excluir
  2. Adorei o chinelo limpa chão..rss.
    Minha mãe vai mandar eu comprar já...e tá na promoção se viu..rss
    Bom minha linda aqui em casa vivemos de chinelo, mas não temos esse hábito de quando chegar em casa tirar o sujinho da rua...
    Meu pai sim, eu já deixa sua havaiana lá no Hall e quando chega já coloca, é que como ele é mecânico a sujeira é maior, eu chego, subo e tiro, mas na boa, é que esquecemos de deixar o chinelinho lá em baixo...rs
    Ahh lembrei de uma coisa, uma prima minha, super higiênica, faz isso sempre e detalhe, ela já coloca o sapato que usou na lavanderia e passa um paninho, ela só guarda os sapatos já limpos...
    Dá um certo trabalho, mas eu e mamys já comentamos, que ele é quem tá certa, deixando sua casa livre das bactérias da rua...Mas se formos pensar na roupa...eheheheh..melhor deixar pra lá e fazer o possível.
    rs
    Já te mandei a foto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Acho a idéia muuuito legal, mas está longe de conseguir isso lá em casa!!!

    Imagina convencer o maridão? Impossível, rsrsrs! E vou confessar que eu tb não me adaptaria tão fácil! Não faz parte do dia-a-dia, ia esquecer toda hora! E também nem tenho espaço pra adaptar os apetrechos necessários pra coisa funcionar bem....

    Ai ai.....adorei!

    Beijos flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs... é dificil mesmo mudar os habitos Anaaaá...
      estamos tentando...rs...

      beijo

      Excluir