Páginas

agosto 21, 2012

TREPADEIRAS - Como escolher?

Sempre penso nelas quando me deparo com um muro pixado e sem graça nas ruas... As TREPADEIRAS podem se dividir em vários grupos... com gavinha - aquelas que se fixam nas superfícies, as arbustivas-que apenas se apoiam sobre muros, pergolas e grades, as perenes, as cipós, as que caducam em determinada epoca do ano (normalmente no inverno)... e assim vai, tem pra todo gosto.

Todas são lindas, dão um toque verde na paisagem e acabam com a monotonia dos paredões, além disso muitas são floridas e atraem pássaros.

Selecionei algumas mais populares:

Trepadeira-castanha (Tetrastigma voinierianum): opção perfeita para quem busca um efeito ornamental no jardim. Vistosa e ideal para lugares com clima ameno, a planta forma uma belíssima cortina de folhas para revestir uma superfície.



Unha-de-gato (Fícus pumila): destaca-se como uma das trepadeiras mais conhecidas. Ela necessita de sol pleno ou meia-sombra para crescer saudável, além do que não pode revestir paredes devido à alta concentração de umidade. Por essas e outras a planta pode ser considerada uma boa alternativa para o fechamento total do muro.



Falsa-vinha ou Hera Japonesa (Parthenocissus tricuspidata): perfeita para ser cultivada na temporada de outono-inverno, além do que possui ramificações ornamentais que deixam o jardim mais charmoso.



Heras (Hedera helix e Hedera canariensis): indicadas para regiões de clima ameno e frio, desenvolvem-se bem em muros rústicos, como os de chapisco. Originárias da África, podem ser cultivadas sob sol pleno, mas vão melhor à meia-sombra. 



Sete-léguas (Podranea ricasolianaa): proporciona a formação de uma cortina carregada de flores para decorar o jardim externo. Esta trepadeira conquista espaço facilmente em um projeto paisagístico, mas requer um clima quente e úmido para se desenvolver.




Primavera (Bouganvillea) - Essa merecia um post só pra ela. É muito popular no Brasil, possui várias tonalidades de flores, cresce muito rápido







Tumbérgia-azul (Tumbergia grandiflora): esta trepadeira geralmente cresce bem rápido e produz belas flores de coloração lilás/roxo. Também originária da Índia, necessita de sol pleno e reproduz-se por meio de estacas.




Alamanda (Allamanda cathartica): também conhecida como alamanda-amarela ou dedal-de-dama, esta espécie pode proporcionar uma bela decoração para muros, com seus ramos pendentes floridos. A alamanda produz flores amarelas e grandes, necessita de sol pleno e se reproduz por meio de estaquia dos galhos. Originária do Brasil, é ideal para clima quente e úmido. Mas deve-se ter um cuidado extra com esta espécie, pois trata-se de uma planta tóxica




Rosa trepadeira (Rosa x wichuraiana): é perfeita para regiões frias. Precisa de treliças ou arcos de sustentação e não suporta nenhum tipo de excesso, seja de poda, seja de rega. Suas flores são mais comuns entre primavera e o outono.




Amor-agarradinho ou mimo-do-céu (Antigonon leptopus): sua folhagem é brilhante e a floração cor-de-rosa é abundante e delicada. A condução com fios de nylon é fundamental para sua adaptação. Originária do México, deve ser cultivada sob sol pleno.




Cipó-de-são-joão ou flor-de-são-joão (Pyrostegia venusta): originária do Brasil, esta trepadeira produz flores alaranjadas e abundantes, durante o ano todo. Propaga-se por estaquia da ponta dos ramos. Necessita de sol pleno.



Congéia (Congea tomentosa): quando bem adaptada é capaz de cobrir-se totalmente de flores. Seu crescimento é vigoroso e rápido. Ideal para climas quentes. Em regiões frias o resultado não é tão bom. Originária da Índia, necessita de sol pleno para florir em abundância.



Lágrima-de-cristo ou clerodendro-trepador (Clerodendrum thomsonae): vai muito à meia-sombra e produz belas flores em cachos. Originária da África, multiplica-se por estaquia da ponta dos ramos.



Glícinia (Wistéria floribunda): de clima temperado e suporta até geadas. Fica florida no inverno, quando perde as folhas. Necessita de uma estrutura alta e forte como suporte e floresce mais rapidamente se plantada em estacas. Os meses ideais para poda são abril e maio. Importante: regue regularmente durante o crescimento.





Glicinia alba



Ipomea rubra (Ipomoea horsfalliae): É uma trepadeira tropical de crescimento vigoroso (a partir do primeiro ano de desenvolvimento) e floradas na primavera e no verão. Além de sensível ao frio, pede muita água.



Jade vermelha (Mucuna bennettii): Trepadeira bastante vigorosa de ramos moles e crescimento rápido.
Evitar solos compactados preferindos os ricos em matéria orgânica e bem drenados.
Pleno sol ou meia-sombra, de clima Tropical e subtropical.




Jade azul  (Strongylodon macrobotrys):  Ela se mantém densa o ano todo, seus cachos em flor atraem beija-flores nos meses quentes. Gosta de umidade e não sobrevive ao frio. Pode ser plantada com sementes ou estacas.



Jasmim dos poetas (Jasminum polyanthum): trepadeira semi-herbácea, de crescimento moderado, ramificada, originária da China, de ramagem e florescimento decorativos. Cultivada a pleno sol e adequada para ser apoiada em colunas e pilares ou para revestir cercas, grades e pórticos. Apresenta florescimento mais intenso em regiões de altitude e de climas mais amenos como no sul do país.



Tumbérgia-sapatinho ou sapatinho-de-judia (Tumbergia mysorensis): trepadeira de belíssima floração, no começo cresce lentamente, mas com o passar do tempo seu desenvolvimento se acelera. Originária da Índia, deve ser cultivada sob sol pleno.



Lindíssimo né?? Quem sabe quando eu tiver meu quintal pra chamar de meu..
Agora é só escolher!!

Ótimo dia a todos!
Daniela Prieto


63 comentários:

  1. Suspiros...
    Uma mais linda que a outra...affff
    Quero um canto com uma trepadeira aqui no meu quintal...
    Preciso da suas orientações..rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Darei com o maior prazer Déaaa... elas são lindas, traz aconchego e um colorido sem igual!! é quase um jardim vertical!! bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE COMO POSSO FAZER EM CASA? JA PEGUEI DIVERSOS GALHOS COM A RAIZINHA EM MUROS VIZINHOS E NAO DEU CERTO.. COLOQUEI PROXIMO AO MURO, ADUBEI E REGAVA MAS NAO DERAM CERTO AS TENTATIVAS

      Excluir
  3. Nossa, eu estava procurando por um post desses, também tenho uma parede pra revestir com alguma trepadeira, mas estou meio sem idéias. Pois não tenho terra suficiente pois é um quintal com piso,e pensei em utilizar vasos as plantas, poderia me dar algumas dicas?
    Tenho comigo uma Primavera e uma Hera e essa hera não sei como utilizar pra revestir a parde, ajuuda-me! oaeuaeoi

    ResponderExcluir
  4. Olá Raphael tudo bem?? Seja bem-vindo ao Gardens!!!
    Para uma trepadeira como a Hera ou unha de gato preencher um muro, o ideal é que voce tenha pelo menos uns 10 centimetros de largura de terra linearmente ao muro. Ajuda se o muro tiver um acabamento mais rustico para que ela se fixe. Importante também que tenha sol por algumas horas do dia.
    Já a Primavera ela pode ser plantada em vaso ou no solo... quanto maior o vaso, mais ela cresce...é primordial que ela tenha um apoio, pode ser uma madeira, uma grade... os cipós crescem muito rápido e a floração é praticamente o ano todo!! boa sorte amigo!! espero ter te ajudado!! ;)
    um abraço, Dani

    ResponderExcluir
  5. Olá! Meu nome é Daniel. Achei seu blog e suas dicas me deram muitas idéias (está nos favoritos)... tenho 18 anos e sempre gostei muito de plantas, animais e natureza. E com certeza vou demonstrar esse meu amor quando for ter minha casa em breve, rsrs... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, seja bem-vindo ao Gardens!!

      Fico super feliz em poder contribuir um pouquinho com esse amor.
      Uma das coisas mais bacanas da vida é colocar em prática o que realmente amamos!! Em nossa própria casa então, é melhor ainda!!!

      Beijos, Dani
      ;)

      Excluir
    2. Dani!
      Sou de Santa Catarina, fiquei encantado com o teu blog e tuas sugestões de trepadeiras para jardim, e gostaria de saber onde encontro as mudas para comprar?

      Excluir
  6. Olá Dani, adorei esse post. Estou terminando de construir minha casa e no fundo tenho um muro de 6 mts, como o terreno de cima é aterrado imagino que este muro terá um pouco de umidade, então pensei na trepadeira, mas estou em dúvida entre a unha de gato e a hera, disseram-me que a unha de gato se alastra e sempre tem que podar, dando mais trabalho. Qual sua opinião? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aline, tudo bem?? Que bom que gostou, fico feliz!!!
      Ambas se darão bem no muro de sua casa, lembrando que precisa ter sol uma boa parte do dia. A unha de gato ela realmente tem o crescimento muito rapido e requer maiores cuidados com poda. A Hera e a Falsa-vinha são ótimas para forrar o muro, mas não se esqueça que elas caducam, ou seja, no inverno elas perdem todas as folhas restando apenas seus cipós. Mas, na primavera as folhinhas voltam a nascer!!

      Eu espero te-la ajudado!!
      Um abraço!

      Dani Prieto

      Excluir
    2. Dani..acho que você pode me ajudar...preciso de plantar uma trepadeira que floresça a meia sombra mas que não caia folhas..pois tenho pedrinhas em baixo..existe alguma espécie com esta característica?

      Excluir
  7. Olá Dani, que bom que te encontrei, amei seu blog, pois sou apaixonada por flores, especialmente suculentas e trepadeiras. Tenho em minha casa lágrima de Cristo branca e rosa, sapatinho de judia, hera e primavera. Todas estão bem bonitas, menos a primavera, que não dá flor, acredita menina. Noto em todos os lugares que as encontro, que esta é uma época que todas estão lindas, floridas, e a minha nada. Você tem alguma dica para me dar? Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fatima, tudo bem?? Que bom que gostou do Blog!! Fico muuuuuito feliz!! ;)
      Seguinte, a Primavera é um tipo de trepadeira que precisa de apoio, ou seja precisa de um muro, ou caramanchões, ou pergulas para que a sustente e permita seu crescimento. Na verdade, a epoca comum para floração é no inicio do outono e por toda a primavera (dai do nome), onde a temperatura é mais amena. Mas, é super importante que ela receba sol.
      Não sei onde voce mora, mas a Primavera tende a não tolerar frios intensos e geadas fortes. No geral, é uma planta muito resistente.
      O ideal para a poda é no inverno. Ela gosta de solos ricos em materia organica e para ajudar em seu florescimento, o ideal é utilizar algum adubo rico em potássio. Eu sempre prefiro os adubos organicos do que os químicos, como a torta de mamona ou estercos.

      Espero te-la ajudado Fatima!!
      Abraço,

      Dani Prieto

      Excluir
  8. Dani,boa noite,fiz um terra�o na minha casa agora estou precisando deuma trepadeira para da um charme e um pouco de sombra,gostaria de saber qual adpita em vasos.tenho preferencia pela jade as duas especie ou pelo bunganvelle primavera.qual fica melhor..tenho chace de entrar nesse grupo de pessoas q apreciam esta maravilha.bjd
    cordelia

    ResponderExcluir
  9. Dani..plantei uma sapatinho de judia em janeiro de 2012 na minha casa, a uns 3 meses, fiz uma poda e tirei todas as brotações laterias, pq estava muito e em cima, não saia brotos, tbm coloquei mais tutores de arame no pergolado, achei que o vão estava muito grande. Agora está indo uma beleza. Eu li que demora em média 1,5 ano pra dar as primeiras flores. Qual é a época de floração, e qto tempo ele leva pra florir? tem alguma adubação para ajudar?
    obrigada
    Angelica - Campinas, SP

    ResponderExcluir
  10. oi dany tudo bem eu moro em formosa goias fiquei maluca quando vi a primavera plantei um galho de uma bem vinho só q as mudas nunca pegam nem com a terra bem adubada me ajuda bjooo

    ResponderExcluir
  11. Fiquei encantada com as trepadeiras acabei de construir um pergolado de 4x3 qual voce sugere para cobrir totalmente a congeia e Jade Vermelha quantas mudas sugere? Moro em Belem/Para clima bastante quente e umido.
    Ou voce sugere outro tipo menos primavera...

    ResponderExcluir
  12. Ola Daniela,
    Estou planejando uma area externa aqui em casa que ganhara um deck com um ofuro e sobre ele, para tornar mais agradavel, planejamos um pergolado. Seu site veio muito a calhar pois consigo ver as lindas possibilidades de trepadeiras que posso colocar em casa. Gostei especialmente da sapatinho-de-judia e da glicenia alba, que dao um efeito incrivel. Como devo plantá-las? Podem ficar em vasos?
    Obrigada
    Paula - Sao Paulo

    ResponderExcluir
  13. Ola meu nome Alahyde moro em Santana de Parnaiba sp, amei as trepadeiras, minha casa é de madeira quero plantar a jade azul, são lindas onde posso encontrar mudas? grata
    meu email alahyde@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Dani, boa tarde.

    Tenho um jardim na frente da casa que só tem grama, posso plantar uma lagrima de cristo, sendo que o sol que a a mesma vai receber será, das 10:30 hs. até 17:10 hs. ?
    e-mail - adj75dainese@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parabéns!!! As trepadeiras são todas lindas. Gostaria de saber quais são as mais indicadas para serem plantadas (e se desenvolverem bem) em vasos de concreto (60x60x60), Quais cuidados são necessários para estimular o crescimento? Moro em apto com ampla varanda no Rio. Não consigo que as trepadeiras se desenvolvam. Tenho: Tumbérgia, Lagrima de Cristo, Primavera e Sapatinho de Judia, mas não crescem (?)
    Se você puder me informar algo a respeito, te agradeço. Caso contrário, fico grato pela atenção.
    arq.ac.saraiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Gostei muito do post. Estou preparando um jardim vertical sobre uma estrutura de madeira, feito com vasos e manta de fibra de coco. O espaço recebe sol direto por algumas horas e indireto outras. Qual seria a melhor espécie para o meu projeto? Grato.

    ResponderExcluir
  17. Queria saber qual a trepadeira mais indicada para o clima quente do Piaui, sendo o muro na area externa da casa.

    ResponderExcluir
  18. Oi, bom dia estou procurando uma trepadeira para colocar no meu terraço, moro em um lugar cercado por casas nos 4 lados e não quero que ficar com a vista das casas dos vizinhos e nem levantar paredes por todos os lados quero colocar um meio muro e colocar uma tela ou grade e tampar tudo com trepadeira ,onde moro é muito quente 40 graus na sobra peso que me indiquem uma por favor.

    ResponderExcluir
  19. olá!! parabéns pelo post .. mas tenho uma duvida ...tenho um muro ao redor da minha casa e quero forra-lo com verde mas como ele externo nao quero ter o trabalho de podar ..ou seja ...gostaria de uma planta q nao tivesse manutenção q nao precisasse podar ..vc me indicaria alguma rasteira? att

    ResponderExcluir
  20. Olá,sou a Thais de MG, primeiramente esta de parabéns pela postagem, super completa e de bom gosto! Enfim Dani(olha a minha intimidade rs), moro um local montanhoso, e tenho dois "problemas" primeiro é que devido a altitude costuma ser frio durante todo o ano, e o segundo é que no fundo da minha casa existem dois pinheiros( gostaria até de saber como cuidar deles para não secarem) e sabemos que os pinheiros deixam a terra pouco fértil. Minha casa é cercada por 3muros(dois laterais e um no fundo) a princípio gostaria de fechar os muros laterais. Então Dani, será que você pode me ajudar? Qual seria a trepadeira mais adequada para o clima? E de que maneira devo plantar?
    Agradeço desde já pela atenção. Beijos

    ResponderExcluir
  21. posso cobrir muro rústico com unha de gato e depois colocar vaso por cima com rosa trepadeira? ou devo já plantar somente a rosa trepadeira? bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá Dani Preto, olá pessoal. Primeiro gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho nos compartilhando tantas informações impotantes como essas.
    Dani tenho um muro baixo de 1.30x3.00 na frente e 2.50x25.00 Nas laterais e fundo da casa. O muro da frente está rebocado e laterais apenas chapiscado. Qual tipo de trepadeira você me indicaria? Posso utilizar a unha de gato?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, desde já parabéns pelas opções que você nos mostra. Tenho um muro de 45m de comprimento totalmente chapiscado, gostaria de plantar unha de gato, mas li que ela retém muita umidade, o que acaba desgastando e deteriorando o muro, então pensei, se eu impermeabilizar esse muro antes de plantar as unha de gato ele terá uma maior resistência? E as plantas, vão se desenvolver normalmente? Desde já agradeço pela dicas já obtidas e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  24. Olá...também adorei todas as informações que disponibilizou, muito obrigada.
    Gostaria de tirar uma dúvida com você...qual trepadeira seria melhor para colocar em um alambrado que faz divisa com meu vizinho? Precisaria que ficasse "tirando" a visão o ano todo e que não atrapalhasse ele com muito abelhas. Não sei se a hera cresce bem em alambrado, ou apenas em muro.
    obrigada
    Juliana

    ResponderExcluir
  25. Olá, parabéns pelo Blog.
    estamos concluindo uma casa no litoral de Santa Catarina, região quente e úmida. o terreno é circundado por um muro baixo e sobre ele, tela de arame. pensamos em colocar trepadeiras para cobrir esta tela, mas temos preocupação que as raízes de algumas plantas acabe destruindo ou prejudicando o muro, que é bastante necessário para segurar nosso aterro em desnível. Agradeço se puder compartilhar qual seria a melhor solução para este caso.
    Obrigado,
    Felipe

    ResponderExcluir
  26. Vou tenta comprar e plantar uma trepadeira Jade vermelha....é deslumbrante.

    ResponderExcluir
  27. Adorei seu blog, muito útil. Já estou sonhando com um cantinho florido assim na minha casa.

    ResponderExcluir
  28. Olá Dani? Gostei do seu blog. Parabéns!
    Estou precisando de uma trepadeira para cobrir o muro lá de casa, mas não sei qual escolher. Moro em Goiânia-GO e o meu muro pega sol o dia inteiro praticamente. Queria uma trepadeira que cobrisse realmente todo o muro, de crescimento rápido, de pouca manutenção e bonita! Existe ou isso se chama milagre?!!! Pode de ajudar? Obrigada. Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. Parabéns por este Blog maravilhoso. No meu quintal tenho um muro com dois metros de altura em uma das laterais. O vizinho construiu um muro paralelo com quatro metros. Para quebrar o paredão eu gostaria de plantar uma trepadeira. Penso em unha de gato porque esta trepadeira é rápida e bonita e além do mais o muro pega sol quase a tarde inteira (moro em São Carlos interior de São Paulo). Ao construir o muro paralelo ao meu ficou um "dente" na construção. Uma espécia de prateleira formada pela parte superior de meu muro. Será que eu posso ali em cima fazer uma caixa de concreto ao longo do muro e plantar a unha de gato nela? Será que daria certo?

    ResponderExcluir
  30. Lindo post,mas a Congea não e' a planta da foto!A que está retratada e' a Glicínia .

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Lindas Amo plantas! Elas tornam os ambientes completamente bonitos e aconchegantes! Amo plantas!

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    meu nome é Luiza Carmen. Moro em uma cobertura onde há um paredão sem graça na varanda, pé direito duplo. Pretendo plantar uma trepadeira que não agarre na parede, por causa do estrago que faz com o tempo, e isso pode trazer problemas com meu vizinho... estou pensando em instalar em toda a extensão da parede (mais ou menos uns 15m2) uma tela de nylon, dessas que servem como proteção de janelas, para servir de suporte para a planta escalar. Vc acha que pode ser uma boa idéia? Pensei na tela por achar que vai ficar mais discreta e por ter fácil instalação.
    Obrigada pela ajuda :)

    Luiza Carmen - Brasilia - DF

    ResponderExcluir
  34. Olá...eu consigo plantar uma falsa vinha partindo através de vasos?

    ResponderExcluir
  35. Olá, estou procurando uma espécie de trepadeira que perca as folhas e flores no inverno, e floresça no verão para usar em um brise, poderia me indicar alguma?

    grata!!!

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é Mari. Tenho uma sacada pequninha de 1.20 de largura. Coloquei dois vasos suspensos, um de cada lado, pois tenho 4 gatos que amam brincar com as flores. Pra ligar um ao outro amarrei uma corda. Tenho o sonho de ter uma trepadeira mas não sei o que plantar, pois o sol é forte e apesar dos vasos serem suspensos me preocupo com a queda das flores e folhas por causa dos gatos. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é Mari. Tenho uma sacada pequninha de 1.20 de largura. Coloquei dois vasos suspensos, um de cada lado, pois tenho 4 gatos que amam brincar com as flores. Pra ligar um ao outro amarrei uma corda. Tenho o sonho de ter uma trepadeira mas não sei o que plantar, pois o sol é forte e apesar dos vasos serem suspensos me preocupo com a queda das flores e folhas por causa dos gatos. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  38. Olá! Interessante o seu post, gostei! Estou desenvolvendo um projeto na escola em que trabalho, pretendo fazer uma "cortina verde" em um dos paredões onde ficam as janelas e pega Sol manhã inteira, moro em Foz do Iguaçu, cidade de clima super quente, que tipo de trepadeira uso? Gostaria de uma que desse muitas folhas, atraísse borboletas e pássaros e que as folhas caiam no inverno, já que nosso inverno também é rigoroso. Qual sua sugestão? Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, queria saber qual trepadeira usar em um pergolado, tem que ser resistente ao forte calor de Cuiabá.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Tenho um muro chapiscado de 12m x 3,5m. Quero fecha-lo com uma trepadeira que dure o ano todo e que feche o muro rapidamente. Me disseram que a unha de gato leva uns 2 anos para fechar o muro,mas quero algo rápido. O muro recebe bastante sol. Tenho preferência por trepadeiras floridas. O que você me indica?
    Fernanda F.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, Posso mandar uma foto do local e você me indicar a melhor opção de trepadeira?

    Att,
    Fernando Ferraz

    ResponderExcluir
  42. Olá. Adorei o seu post. Poderia indicar-me uma trepadeira para pergola e que nao faz muito lixo (sem queda de folha) pois é para ficar junto a uma piscina.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  43. olá! há algum tipo de trepadeira que possa se desenvolver em tela de mosqueteiro para construção civil? para sombreamento de área ou tenho que por suporte de madeira para sustentá-las de todo jeito.a ideia é um espaço de um muro a outro de 4 metros, a tela estará presa a ripas e as ripas presas nesses muros formando um teto como um sombreamento, como as telas passam a luz então pensamos em colocar uma planta que pudesse ramar tendo como resultado um sombreamento.Me ajude !!

    ResponderExcluir
  44. Olá procuro uma trepadeira que cresca junto a uma parede mas que não se agarre a ela como a era por ex já vi que ela cria umas garras e fixa se na parede

    ResponderExcluir
  45. Ola, alguém poderia me sugerir qual planta trepadeira uso, tenho uma parede no quintal na divisa com o vizinho que tem 9,70 de largura e 3,90 de altura, estou fazendo suportes com gancho de 5cm e linha de pesca, criando uma rede para sustentar a planta....porem tenho câes e essa planta não pode ser toxica para animais e de preferencia que não suje demais...com folhas e flores... prefiro mais o verde que o colorido das flores..cheque a pensar em bambu, mas qual especie? Grato a todos.
    email - emilioccrossi@gmail.com
    zap 15-9.9106-5522

    ResponderExcluir
  46. Olá! PARABÉNS pelo blog! Fiquei muito feliz em ver a quantidade de opções apresentadas. Será que poderia me ajudar com uma coisa? Cerquei o terreno com alambrado, estacas de concreto com tela de metal, e gostaria de saber quais as melhores opções para fixação e preenchimento em tela de arame. Clima quente, razoavelmente úmido e solo com boa drenagem e materia orgânica.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, Daniela. Achei bastante oportuno encontrar um post tão esclarecedor como o seu. Gostaria de obter sua opinião. Tenho um pergolado e gostaria de ter a sombra de trepadeiras mas o solo é barro, bastante seco e compactado. O sol é pleno do nascer ao raiar do dia. No caso de cultivo em vaso, qual espécie seria? Tenho dúvidas quanto à plantar em vaso, mesmo grande e comprometer o desenvolvimento da planta. Como é muito próximo da piscina, qual espécie faz menos sujeira quando perde flores e folhas? Gratidão e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  49. Olá, desde ja parabéns pelo post. Tenho gatos e cachorros em casa e gostaria de saber se ha opções não toxícas de trepadeira para meia sombra/ pleno sol. Grata a quem puder me ajudar, passar bem!

    ResponderExcluir
  50. Oie, tudo bem? Que artigo lindo! Eu tenho uma cobertura no meu ap aonde tem um para peito de cimento e acima grades, gostaria de saber se consigo plantar em vasinhos unha de gato pra ficar apenas na grade.

    ResponderExcluir
  51. Oi Sou Fabiana adorei suas ideias
    Tenho uma pérgola no meu jardim e gostaria de sua opinião sobre qual trepadeira usar.... pega sol em metade do dia e a outra metade é sombra. Como fica perto da piscina teria alguma trepadeira que cai pouca folha?
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  52. Oioi Dani...adorei seu post.
    Gostaria de sua opinião..moro Barreiras-BA, calor e sol sempre. .meu vizinho esta erguendo um pequeno prédio, e estou sendo contemplada c um muro de 12mt alt, td fechado.
    Qual sua sugestão de planta c garras p torna.lo uma linda parede verde, onde posso juntar orquideas, tenho muitas. Pensei na falsa vinha q achas? Parece q requer menos cuidados q a unha de gato. Tens outra sugestão. Um bj e sucesso p vc sempre.

    ResponderExcluir