agosto 10, 2012

BAMBUCICLETA em SAMPA

A Prefeitura de São Paulo desde junho, tem disponibilizado aos alunos dos CEUs com idade entre 12 e 14 anos, bicicletas feitas de bambú para o trajeto de casa a escola.

Foram traçadas rotas de até 2km entre o CEU e a comunidade mais próxima, onde dois monitores acompanham os alunos em cada trajeto.
Os monitores fazem treinamento no qual aprendem sobre o Código Brasileiro de Trânsito, atendimento de primeiros socorros, teoria e história da bicicleta e ainda dicas sobre didáticas para jovens.

 Hoje, há aproximadamente 700 alunos inscritos no projeto e podem levar suas bambucicletas para casa. (até hoje nenhuma foi roubada). A meta é ter 3900 alunos até o final deste ano.




















Cada aluno recebe um kit com capacete e colete sinalizador, e a bicicleta vem equipada com retrovisor, bandeira, buzina e luzes. Muito legal né?

Esse projeto da Prefeitura realmente me surpreendeu... e só nos mostra que, quando há empenho e vontade por parte de nossos governantes, coisa muito interessantes podem ser criadas.

Agora vamos falar da bike! Uma bicicleta feita de bambú... material renovável, ecologicamente correto, super resistente e cá pra nós, achei o design muito bacana. Teria uma fácil, fácil!

Para colocá-lo em prática, a Secretaria municipal da Educação teve consultoria do dinamarquês Mikael Colville-Andersen, especialista em mobilidade urbana, e contou com a criatividade do designer carioca Flávio Deslandes, que criou os quadros de bambus e esteve em São Paulo especialmente para treinar pessoas do bairro da Brasilândia para fabricarem as bicicletas.

O bambú deve ser totalmente desidratado em estufas:


Depois cortado e lixado:




O quadro é montado e encaixado em peças de alumínio, colados com uma espécie de resina de mamona:








Por último recebe a logomarca e identificação:





Social e Ambiental juntos! Que este projeto se expande cada vez mais e mais... e que outras iniciativas como esta sejam implantadas. Nossa sociedade ainda é carente de programas sociais e que além de tudo, educam nossos pequenos cidadãos ensinando a importancia da Sustentabilidade, Respeito ao próximo e a conservação do que é de uso público.

Um grande abraço a todos!

Daniela Prieto

2 comentários:

  1. Adorei o post Dani...
    Sabia do projeto pela metade...
    Só vc para me instruir melhor...linda
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. muito bacana né Déa?? eu me surpreendi com nossa cidade... ainda bem que foi para o BEM!!! Bjo

    ResponderExcluir