Nossa, essa semana peguei pesado na questão do transporte e mobilidade urbana em São Paulo. Pois é, me empolguei mesmo... essa questão do transito não sai da minha cabeça e juro que gostaria de encontrar uma possibilidade menos traumática para me locomover nessa cidade!
Como falei AQUI eu estava super decidida a deixar o carro em casa e a enfrentar o transporte público. Mesmo sabendo de todos os problemas e deficiências, tomei coragem e por mais louco que possa parecer, não foi tão ruim assim! Hoje vou falar especialmente a voce, que assim como eu, faz do seu veículo próprio seu principal meio de mobilidade.
Ao meu ver, o que realmente enfraquece o sistema de transporte é o ÔNIBUS e infelizmente é o sistema predominante aqui em Sampa. Se não fosse por ele, eu teria quebrado meu recorde de ida ao trabalho.
Pois bem, vamos lá... como já cansei de falar aqui, eu moro na Zona Norte da cidade e meu bairro é distante da estação de Metrô mais próxima.
Saí de casa no mesmo horário que saio de carro todos os dias - meus 19km são vencidos normalmente com 1 hora e 10 minutos...
Então sai de casa e fui a pé ao ponto de ônibus mais próximo - 1 quarteirão! Tranquilo...
Não tinha muita gente quando cheguei por volta das 7:10 am mas, aos poucos foi aumentando... e detalhe para esse equipamento urbano chamado: Ponto de ônibus que deveria abrigar as pessoas... (sem comentários!)
Todos os ônibus que passavam vinham beeeem cheioooo. (quase desisti...rs... brincadeira!)
O ônibus que eu deveria pegar passou uns 10 minutos após minha chegada no ponto, mas estava tão cheio que o motorista nem parou... esperei por mais 20 minutos até a chegada do próximo. As 7:40hs consegui entrar. Só entrar porque se locomover dentro do ônibus é missão impossível...ja passaram 30 minutos que saí de casa e ainda não tinha ultrapassado do quarteirão...
Para minha sorte, em 15 minutos eu já estava na estação do Metrô - Portuguesa-Tietê... as 7:55hs. (e eu pensando que a esta hora eu estaria passando pelo Anhangabaú se estivesse de carro). Mas, aí tudo mudou... e foi só alegria até chegar no destino final... não que estivesse vazio, mas é tão rápido que nem senti...
Da estação Portuguesa-Tietê fui até a Luz para me transferir para a Linha 4 amarela ou "fazer uma baldeação" como nós paulistanos falamos. Uma caminhadinha básica e sobe e desce escada que não acaba mais... mas, bem tranquilo também...
Cheguei na plataforma da Linha 4-Amarela...muito chique essa linha, eu ainda não tinha usado - a mais nova, toda modernoza. A plataforma com essas portas me fez lembrar das estações de Paris.
O trem me fez lembrar do metrô de Barcelona, sem separações entre um vagão e outro... parece uma minhocona gigante... voce vê o "infinito"...rs - Olha aí o horário: 8:14hs, em 19 minutos cortei a cidade inteira, do Tietê à estação Pinheiros! Amo METRÔ!!!
Na estação Pinheiros, mais uma novidade para mim... eu também nunca tinha utilizado TREM-CPTM aqui em São Paulo... Fiz outra transferência, mais sobe e desce, passei por uma passarela sobre as vias da Marginal e fui parar lá pertinho do Rio.
Seria bonito se não fosse o fedor... judiação do nosso Rio! Fiquei com vontade de andar de bicicleta na ciclovia gigante ao lado da linha do trem. Plataforma lotada, mas eu fiquei feliz de saber que eu estava CHEGANDO!
E duas estações depois, já estava chegando na Vila Olímpia - meu destino final! As 8:23hs saí da estação!
Conclusão:
30 minutos no Ponto de ônibus
15 minutos dentro do ônibus
28 minutos nas dependências do Metrô/CPTM
4 minutos caminhando da estação Vila Olímpia ao trabalho.
Meu trajeto
Mesmo com toda a deficiência do transporte público em São Paulo, mesmo esperando 30 minutos por um ônibus, praticamente empatou com a corrida de carro!
Gasto total: R$4,65 (utilizei o Bilhete único)
Acho que vou me aventurar mais vezes!! Agora torçam por mim na volta...
Um abraço a todos!
Daniela Prieto
Sites importantes:
http://www.metro.sp.gov.br/
http://www.sptrans.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário