Páginas

setembro 19, 2011

Arquitetura fora do Óbvio

Friedensreich Hundertwasser, nasceu em Viena, Áustria em 1928. Foi artista plástico, escultor e arquiteto. Sua arquitetura irreverente e lúdica. Ele costumava dizer que a Arquitetura atual é refém das réguas... Seus projetos têm formas orgânicas e ele sempre usava argila e cacos coloridos para esculpir seus edifícios.
Não vou negar que acho muito interessante a arquitetura de Hundertwasser, uma mistura entre o Deconstrutivismo e a Bioarquitetura...
Mas gosto mesmo das coberturas dos edifícios... parecem um prolongamento das praças e áreas verdes. Totalmente "sustentável"... os telhados verdes propiciam um isolamento térmico eficiente e também retardam o descarte da água da chuva para as redes de água pluvial... área permeável, PODEM SER UTILIZADAS!!
E gosto muito também da utilização das GARRAFAS COLORIDAS nas fachadas. Além de darem um efeito muito legal de luzes, permeiam a luz natural para dentro dos ambientes. E reutilizar materiais é sempre uma ótima idéia, né?!? 
Vamos conferir algumas imagens?






















Sem dúvida, a frente de seu tempo!!! Me faz lembrar Gaudi... sem padrões, sem régua, sem projeto mas com critérios valiosos... apenas a concepção na mente e na intuição... Não deixa de ser louvável!!
Minha homenagem aos Arquitetos que não se acomodam em padrões e que ousam ser diferentes!!! Ótima semana!!

Daniela Prieto

Um comentário: