Páginas

setembro 21, 2011

Carros do Futuro

Ainda acho que o transporte coletivo é o mais eficiente, mas não posso deixar de comentar dos futurísticos carros elétricos ou híbridos (que possuem sistema misto: elétrico e combustível) que estão surgindo por aí... Não vou negar, são lindinhos... normalmente de porte pequeno, para máximo de duas pessoas!! Os carros elétricos possuem bateria de lítio que devem ser recarregadas.
Hoje em dia, os carros elétricos possuem uma performance ainda pequena em relação aos veículos de combustão, na maioria alcançam a velocidade de até 60km/h e autonomia por volta de 300km. Alguns modelos mais sofisticados como o Tesla tem autonomia de 350km e pode alcançar a velocidade de 100km/h... por uma bagatela de U$109,000!! O fabricante diz que comparando com um veículo comum, ele faria 108km com um litro de gasolina, equivalente a R$0,02 por quilometro... um bom investimento hein!!!
Os veículos elétricos são silenciosos, não possuem embreagem e obviamente não emitem CO2!!! Mas, a pergunta é: De onde vem a energia elétrica para abastecê-los???
A única maneira desses carros serem realmente movidos a energia limpa, seria se os "postos elétricos" produzissem e fornecessem energia a partir de fontes limpas como a Solar ou Eólica... aí sim, um veículo sustentável!!
Vamos ver as imagens??


Leaf, Nissan

Tesla Roadster

Mais um Tesla

Peugeot

Há também a base de Hidrogenio!

Bluecar - energia solar como complemento...

Twizy, Renault

Volt, Chevrolet

Nissan



Imiev, Mitsubishi

Reva, GM

Nice



Peapod, Chryler

Prius, Toyota

Venturi, Fetish
Frota de Onibus em NYC (elétrico e solar)

Kenguru. (elétrico e acessível)
Também tem vans: Smith

Esse é protótipo, para economizar também no espaço... (gostei!)


A Petrobrás tem Eletroposto no RJ... Com captação de energia solar...

  
Posto elétrio da Honda...


No Brasil, os veículos elétricos ainda não foram implantados, salvo algumas empresas que modificaram suas frotas. Os fabricantes dizem que o motivo da falta de previsão é porque no Brasil não possui política de incentivos para tal. Na Europa esses veículos são isentos de algumas taxas!! Mais cedo ou mais tarde, a tecnologia avançará e quem sabe, os carros a combustão serão extintos!! Afinal, o petróleo está cada dia mais caro... e as grandes mudanças só acontecem quando "pega no bolso"!!


Daniela Prieto

Um comentário: