Páginas

dezembro 01, 2011

PARC GÜELL, Barcelona por Antoni Gaudi

Desenhado por Antoni Gaudi e construído entre 1900 e 1914 em Barcelona, teve a princípio o objetivo de ser uma área residencial de altíssimo padrão, apenas para familias tradicionais catalãs. Em 1922 foi aberto como parque público e em 1984 tornou-se Patrimonio da Humanidade pela Unesco.
Chegou a ser construídas duas residencias (nenhuma delas é projeto de Gaudi). Hoje uma delas é escola e a outra é o Museu Gaudi (onde Gaudi morou até 1925)!

A Arquitetura Naturalista de Gaudi chama atenção, diferente de tudo!! Inspirada nas formas organicas da Natureza. Os elementos estruturais e formas inusitadas são livres de qualquer rigidez!

Há quem afirme que Gaudi não produzia projetos, detalhamentos e desenhos... tudo era idealizado e colocado em prática no momento da construção!

Com mais de 100 anos de existencia, eu diria que o Parc Güell é um parque com critérios de Sustentabilidade... só com os mosaicos de azulejos, Gaudi já mereceria todas as certificações e selos verdes!! rs

Vamos às imagens:





Vista aérea do Parque

Portão de entrada


Vista da cidade









Passarelas, Viadutos e Terraços

Terraços acomodados na montanha

Dragão de Gaudi













Museu Gaudi

Escola

3.000m² de praça principal, local onde originalmente já não existia vegetação

Colunas que remetem a influencia Grega






Organicidade






























É possível chegar nas proximidades do Parque via Metrô, mas como trata-se de uma área íngrime, sugiro pegar um taxi ou ônibus das estações até o portão principal - aproximadamente 600m. Guarde o fôlego para percorrer o Parque e subir todas as escadas...acessar os terraços... a vista de Barcelona lá de cima vale à pena!
Bora fazer as malas?!?


Daniela Prieto


3 comentários:

  1. Bora bora bora!

    Quando eu colocar meus olhinhos nessa maravilha sou capaz de chorar!

    Lindo!

    Beijos Danieeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Fantástico.Lindo, a alma se alegra com tanta beleza.

    ResponderExcluir