Páginas

janeiro 12, 2012

CONTROLAR controla o que?

Nós Paulistanos sofremos todos os dias com a falta de infra-estrutura e transporte público... além de perdemos horas e horas da nossa preciosa vida tentando se locomover na cidade, ainda perdermos nossa saúde tentando RESPIRAR!



Nessas horas engarrafada no transito perco a conta de quantos caminhões, vans, ônibus municipais e fretados passam por mim exalando uma fumaça negra que as vezes acho que irá me engolir...

Aqui na cidade de São Paulo, todos que possuem qualquer veículo seja velho ou novo são obrigados a passar por uma espécie de vistoria anual. Analisam a quantidade de CO2 eliminado do carburador, se estiver dentro dos padrões aceitáveis ganha um selinho!



Até acho bacana a idéia de CONTROLAR as emissões de gases e obrigar os motoristas a manter seus veículos em ordem. Porém, acho que há muito o que melhorar para começar a ser eficiente! Primeiro porque há quem burle a inspeção veicular e segundo porque milhares de carros que não são de São Paulo passam pela cidade todos os dias!

Alguém já viu frota de caminhões com placa de SÃO PAULO???
Eu raramente vejo. Porque hoje somente os veículos de São Paulo são obrigados a passar pela vistoria... e eu só vejo caminhões com placas de outras cidades, outros Estados circulando pelas ruas e Marginais.



Além dos caminhões que são movidos à DIESEL e que raramente conservam seus filtros, etc... há também os ônibus fretados! Impressionante como não há fiscalização... esses veículos de empresas PRIVADAS que levam e trazem pessoas  de diversos lugares para trabalharem diariamente na cidade... Fretado é NEGÓCIO em ascensão para uma megacidade, megalotada e sem transporte público! Só que a maioria dessas empresas não se importam nem um pouco com a manutenção desses veículos... fumaçona preta para todos os lados!



Frotas de empresas privadas como vans...



E Frotas de ônibus público também... ganhar uma licitação na Prefeitura é "Fácil", mas manter os ônibus em estado aceitável é difícil...



Eu sinto vergonha alheia desses motorista que se submetem a dirigir esses veículos... mas, me sinto mais envergonhada ainda com o Poder público que nada fazem, nada fiscalizam... vergonha com a maioria dos agentes da CET que trabalham com o bloquinho na mão e nada fazem para tirar esses veículos de circulação! Caos!

Mas, entre uma indignação e outra encontrei no website da CETESB local para denunciarmos tais veículos:




É necessário anotar a placa do veículo, o local, data e hora... e ainda voce pode colocar seus dados para receber o parecer da denúncia! Não sei se resolverá alguma coisa, mas coloquei um bloquinho e um lápis dentro da bolsa!

VAMOS DENUNCIAR!!! As pessoas e as empresas proprietárias desses veículos devem se responsabilizar por cada molécula de CO2 emitida e lançada na atmosfera... e nós cidadãos de bem que pagamos a taxa da inspeção e levamos nosso carrinho FLEX todos os anos para a vistoria, nós que pagamos nosso IPVA em dia, nós que muitas vezes optamos pelo METRÔ como forma de transporte, aos funcionários do GOOGLE que vêm para o trabalho de bike (rs!), nós moradores dessa cidade maluca... temos DIREITO ao OXIGÊNIO que respiramos!


Daniela Prieto



Um comentário:

  1. Denuncias do dia:
    BWI 2494, Caminhão na Marginal Tiete
    CYN 7587, Fretado na ponte da Casa Verde

    ResponderExcluir