Páginas

fevereiro 16, 2012

CAPPADOCIA, Turkey

Capadócia, região da Turquia que sempre mexeu com minha imaginação...eu diria que é um "projeto" maravilhoso de Deus! Lugar único, é comparado a paisagem lunar... não existe em nenhum outro lugar do planeta a paisagem como a de Capadócia!

Hoje a Capadócia abrange aproximadamente 15.000km² e possui menos de 1 milhão de habitantes. Mas já foi habitada por diversas civilizações antigas como a dos Hititas.

Suas características mais peculiares são as formações geológicas únicas, resultado da lava vulcanica e rochas calcárias esculpidas pelo vento e chuva no decorrer de milhões de anos. A característica de rocha macia facilitou que as civilizações esculpissem casas e igrejas na própria rocha.


Sabemos que esse tipo de habitação "encravada" na rocha favorece o conforto ambiental, contando com a inércia do próprio solo, protejendo os habitantes das intempéries. A 1000m de altitude, a região é de muitos constrastes climáticos: muito quente e seco no verão e muito frio com períodos de neve no inverno.

Além do conforto, esse tipo de construção promovia a segurança contra invasões inimigas. Sabe-se que existem verdadeiras cidades no subterraneo de Capadócia. Cidades em diferentes níveis de profundidades, muitas inexploradas hoje... algumas são passíveis de visitação... e é aí que entra a minha imaginação... imagino como deveria ser a vida daquelas pessoas que habitavam ali... 

Um dos passeios mais famosos é o passeio  de balão onde é possível visualizar as formações do relevo. Deve ser incrível, mas é o subterraneo que me atrai... gostaria que houvesse uma planta dessas cidades, seria fantástico não?? 

Vamos às imagens:






























Mesmo nos dias de hoje a paisagem continua mudando... o vento esculpe o relevo de Capadócia... desaparecendo formas e surgindo novas... 


Isso que eu chamo de BIOARQUITETURA, uma cidade inteira construída respeitando as características físicas daquele lugar! Perante essas paisagens acabo acreditando na possibilidade da boa convivência entre HOMEM e MÃE NATUREZA!




Ótimo Carnaval a todos! Quem sabe em um feriado desses vou desvendar os mistérios da Capadócia...




Daniela Prieto

2 comentários: