Páginas

julho 05, 2012

PET - Eco Clothes

Acabei de perceber que estou mesmo engajada nas PET´s... Os últimos posts aqui no blog são sobre elas... Na realidade, é porque tenho pesquisado mais a respeito delas e tenho encontrado muita coisa legal e quero compartilhar com voces.

Vamos lá... hoje é dia de MODA no Gardens... Isso mesmo!!! Voce sabia que já existem tecidos sendo fabricados a partir de materiais recicláveis??

Vamos ver como funciona a reciclagem de PET para fabricação de tecidos:
O politereftalato de etileno (PET) das garrafas plásticas amolece com o calor e pode ser moldado novamente, por isso é altamente aproveitável na reciclagem. Para a indústria têxtil, são usados apenas os recipientes sem cor – nenhuma das camisetas é derivada de garrafas verdes. Depois que os catadores separam os artigos por cor, eles são higienizados e moídos. Só então passam por duas filtragens para retirada de impurezas e são fundidas a 300ºC.


Derretido, o material é transformado em fibras 20% mais finas do que o algodão. Esse material, transformado em poliéster, é misturado à malha das camisetas produzidas pela marca. “Todo mundo pensa que o tecido vai pinicar”, revela Vanda Ferreira, criadora da marca "Camiseta feita de PET". “Mas, por serem 50% poliéster, as camisetas são mais macias do que o algodão”.



Aqui alguns modelos:










As camisetas veem nesses saquinhos:


Além das camisetas, há também eco bags:



Na minha opinião:
Muito pertinente a proposta... produzir coisas com o mínimo de matéria prima possível e reutilizar materiais agressivos ao Meio Ambiente. Não sei avaliar quanto a produção... "aquecer o material a 300° e realizar duas filtragens" por exemplo, há um certo consumo de energia embutida nesse processo... está aí um bom exemplo para pesquisa da Pegada ecológica.

O que consome mais energia e recursos naturais??? Uma camiseta feita de PET ou uma camiseta convencional fabricada sem o uso de materiais recicláveis?? O que voces acham???

Mas, a proposta é boa!! Qualquer incentivo a reutilização e reciclagem de materiais é muito válido! Faz com que mais empresas pensem a respeito e desenvolvam tecnologias e processos cada vez mais sustentáveis- menos impactante ao Meio Ambiente!




Ótimo dia a todos!

Daniela Prieto

Um comentário:

  1. Muitas dúvidas pairam no ar, mas com certeza a proposta é válida...
    Beijos amore.

    ResponderExcluir