Páginas

setembro 20, 2011

Lessons from Seoul´s River


Cheonggyecheon, rio de quase 6,0 km de extensão que corta o centro da cidade de Seoul, Coréia do Sul, renasceu... Para mim este é um dos exemplos mais belos tratando-se de restauração urbana.
Em 2003 iniciou-se o projeto urbano onde se tratava da reestruturação de dois lados de uma mesma cidade fragmentada por uma pista elevada de alto tráfego. O viaduto foi totalmente demolido, duas pontes foram restauradas e o rio, antes canalizado, ganhou vida! 120.000 toneladas de água por ano eram despejadas no Rio Han por canais subterrâneos e hoje percorrem livremente a céu aberto, criando diversos cenários na paisagem daquele lugar. Água LIMPA!!!
Em 2005 foi aberto ao público. Hoje é um dos Parques Lineares mais bonitos em minha opinião, o qual revitalizou o centro da cidade, conectou os dois lados e tornou-se um espaço de lazer e cultura, organismo vivo que participa do cotidiano das pessoas.
E os carros que estavam ali??? Obviamente houve um planejamento viário, mas o mais interessante é que a população deixou de usar veículos próprios e o uso do transporte público, ônibus e metrô, aumentou consideravelmente. A intervenção urbana causou uma ótima influência na população!!! E o Meio Ambiente agradece!!!
Vamos às imagens...

"Minhocão" Coreano, até 2003


Em obras...

Alguns pilares permaneceram... O renascimento!!


O resultado...
























Essa brincadeira custou 280 milhões de dólares... Muito???
A útima reforma das Marginais aqui em São Paulo custou quase 2 bilhões de reais... E quais os benefícios que a população ganhou além de mais 5 faixas para tráfego de mais veículos, mais caminhões...??? O trânsito continua o mesmo, a cidade mais poluída e a pequena faixa permeável que existia virou asfalto... o Metrô demora décadas pra ficar pronto... Ai meu coração...Dói né??
Ainda tenho esperança, não posso desistir... há de haver um dia em que nossos Eleitos tomem consciência!! Enquanto isso vamos nos inspirando em grandes exemplos como o de Seoul!!!

Daniela Prieto

3 comentários:

  1. Tô até com vontade de chorar!!!
    Que coisa mais linda!!! Eu quero eu quero eu quero! Quero aqui perto de nós!
    Dói saber que só falta boa vontade e gente honesta no poder pra isso acontecer!

    Mas como esperança é a última que morre, vamos lá!

    Bju flor! Tô amando cada post!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Ana que está gostando... eu também estou!! O bom é que está servindo para organizar meus materiais e meus pensamentos...rs Preciso encomendar umas fotos do Chile pra voce!!! Lá eu sei que tem uma pavimentação urbana maravilhosa...calçadas e ruas... beijos grandessssss

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! O meu sonho era ver São Paulo assim!

    ResponderExcluir