Páginas

dezembro 04, 2012

AMAZÔNIA, Floresta

Aqui vai mais um post sobre nossa viagem ao Amazonas.

Fizemos uma expedição a um pequeno trecho da Floresta Amazônica. Foi encantador, poder ver a Natureza intacta de uma biodiversidade de encher os olhos. O Bioma é tão perfeito e equilibrado que não há mosquitos, o que realmente me surpreendeu...

Árvores gigantescas, com suas raízes afloradas, muitos cipós e epífitas (bromélias na grande maioria) - característica de Floresta Ombrófila ou Fluvial tropical - as árvores tem crescimento rápido buscando a luz natural e a chuva, possuem poucos galhos no decorrer de seus enormes troncos. Copas enormes de diferentes tonalidades de verde.

O clima é quente e bastante úmido, me senti andando dentro de uma estufa gigante. Choveu num determinado momento, chuva forte, mas entre as árvores quase não percebemos. Notei a chuva somente quando chegamos a um igarapé onde avistamos as famosas Vitórias-régias. Emocionante!!


Nosso grupo de aproximadamente 20 pessoas, sempre com o Guia e muitas recomendações... daqui só se tira fotografias e só se leva lembranças.






Um morador...


 Igarapé

 E muitas Vitórias-régias - pena que a flor dura apenas 4 dias por ano!









Na época de cheia essa parte da floresta é invadida pelas águas do rio... o passeio deve ser feito em canoas. Podemos ver a marca do nível da água na maioria das árvores, por volta de 2 metros de altura.



 Uma paineira gigantesca de centenas de anos... um dos seres vivos mais incríveis que conheci!


Bromélias sutilmente acomodadas sobre os altos galhos.




Essa com toda certeza, foi uma viagem que terei orgulho de contar para meus filhos. Emoção de estar em um lugar tão especial e cheio de energia da Mãe Natureza!

Um abraço a todos!

Daniela Prieto

Imagens:  Daniela Prieto



2 comentários:

  1. Lindo lindo lindo lindo!
    Sem palavras Danie.... e eu adooooro vitória- régias! Não sabia que as bichinhas só duravam 4 dias ao ano, óóó céus!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana foi incrível mesmo!! A emoção de estar na maior floresta tropical do planeta é indescritível!! E ela é NOSSA!!! Rezo todos os dias para que nós Homens, acima de tudo Brasileiros, tenhamos muita responsabilidade com ela... tão imensa, complexa e perfeita, mas tão frágil em se tratando de Humanidade!!

      beijo grande,
      Dani

      Excluir