dezembro 21, 2012

OS MAIAS, Pedra do Sol e Chinchén Itzá

Para muitas pessoas, durante centenas de anos, hoje dia 21 de Dezembro de 2012 seria o último dia de todos os tempos. O Mundo acabaria exatamente HOJE!! Tudo isso devido a um certo calendário feito pela civilização MAIA- a Pedra do Sol.

A civilização Maia teve origem na Guatemala e dominou quase toda a América Central e México. Seu auge ocorreu por volta do ano de 250 d.C. Foi uma civilização muito próspera. Era muito estudiosa da Astronomia, Matemática e Astrologia. Conhecedora das estações, o que permitia saber exatamente quando deveria haver o plantio e a colheita das plantações - dominavam a Agricultura!

E através de estudos e por interpretações, o homem moderno entendeu que o dia 21/12/2012 foi a última data inscrita na Pedra do Sol. Entendeu-se que seria o último dia!!

Bom, se estou aqui escrevendo é porque a tal profecia não ocorreu - pelo menos por enquanto!

Mas, hoje é um dia especial... hoje é o dia mais longo do ano, Solstício de Verão aqui no hemisfério Sul! O sol nasce mais cedo e se pōe mais tarde, mais horas à luz do dia e menos horas de noite! E claro, hoje é o primeiro dia de VERÃO - Minha estação preferida!! ;)

Inspirada por toda essa energia centenária, resolvi postar algumas imagens que fiz quando visitei o México em 2009, onde pude visitar alguns parques arqueológicos e também vi a Pedra do Sol original, uma delas, exposta no Museu de Antropologia da Cidade do México.

Apresentando: A PEDRA DO SOL! - Calendário Maia, o "culpado" pelo Fim do mundo...





E nossa peregrinação a cidade Maia de Chinchén Itzá, fundada em 435 a.C, no Estado de Yucatán no México - foi o centro político e econômico da civilização:



 Piramide de Kukulcán 

Essa piramide foi construída numa posição exata em relação ao sol. Ela é uma espécie de relógio de sol, exatamente no solstício - HOJE - ela produz sombras em forma de triângulo nos grandes degraus! Mais uma referência do profundo conhecimento dos Maias. É incrível!


 Chaac - cabeça de serpente, considerado uma divindade


Campo de Pelota - os Maias eram chegados em esporte! 

Na realidade, não era bem considerado um esporte. Era considerado um ritual sagrado! 
Os times eram formados pelos homens fortes e consistia em tocar uma bola - bem pesada - com os quadris e passar por esses arcos presos no alto da muralha. Posso dizer que o orifício do arco é bem pequeno e não consigo imaginar como podiam passar uma bola lançada pelos quadris...
E agora vem a "pior" parte - o time perdedor era sacrificado! 



O poço do sacrifício

Esse a princípio era um poço de água que abastecia a cidade. Água nessa região super quente e árida, era raridade. Mas, esse poço também era onde os Maias jogavam o sangue e os ossos dos sacrificados aos deuses.
Com o tempo, a água que era rara, tornou-se contaminada e iniciou-se o declínio da cidade!



As colunas representam os soldados


Fonte: Imagem panorâmica do Wikipédia


O povo local acredita que o declínio de toda civilização Maia foi devido a degradação ambiental... milhares de árvores foram derrubadas para as construções - usavam troncos de arvores como uma "esteira rolante" para locomover as pedras gigantescas - e a água, essencial para a sobrevivência da agricultura, foi contaminada.

A história dos Maias é muito envolvente e emocionante. Gostaria que essa servisse de exemplo para nós. Civilizações antigas, gigantescas e muito ricas como a da Ilha de Páscoa, Egito, Mesopotamia... foram extintas por degradarem sensivelmente o meio ambiente em que elas viviam.

SERÁ ESSE O FIM DA NOSSA CIVILIZAÇÃO? Mesmo com toda nossa inteligência, riqueza e tecnologia, iremos repetir os mesmos "erros" que cometeram povos a centenas de anos atrás?

O mundo pode não acabar HOJE, mas eu realmente acredito que nós humanos estamos contribuindo e muito para que esse planeta se torne inabitável um dia, sem recursos suficientes para que sobrevivamos!


Um ótimo fim do mundo a todos!

Daniela Prieto

Imagens: acervo pessoal Daniela Prieto

2 comentários:

  1. Adoro sua sabedoria Daninha...
    Gostaria de visitar um dia...antes que o mundo acabe e antes, bem antes que a gente detone nosso planeta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá sim Déa! O México é incrível com sua rica história!!!
      Beijos lindona!!

      Excluir