Páginas

março 13, 2012

RESTRIÇÃO DE CAMINHÕES, São Paulo

Meu assunto preferido de discussão aqui no GardensOfMyLife,  o Sistema de Transporte da nossa cidade! A maior cidade do país com mais 11 milhões de habitantes nos seus vastos 1.500 km²!!

O Sistema de Transporte em São Paulo é tão frágil que eu costumo dizer que basta furar o pneu de algum veículo em uma das Marginais para engarrafar a cidade inteira...
Brincadeiras à parte, nossa cidade é palco de diversos acidentes todos os dias e estes afetam diretamente na sensibilidade do tráfego.

Semana passada iniciou a cobrança de multas para caminhões que circulem dentro do anel viário central nos horários de pico.


Confesso que para mim é uma benção não ter que respirar a gigantesca quantidade CO2 emitida pela queima do diesel... Mas, juro que não entendi... esta semana foi a PIOR no quesito TRANSITO dos últimos tempos. Nosso Prefeito jurava que essa medida melhoraria e que seria a milagrosa solução para nossa cidade. O que que hoube Kassab???




O pior que já andei vendo essa semana na TV professores renomados acreditando que a tal "solução milagrosa" é o PEDÁGIO URBANO - cobrança de pedágio para quem passar pela Marginal! Enchendo a boca pra dizer que em Londres deu certo!

Páaaaaara tudo! Congela!!

Pensa em 11 milhões de pessoas se movimentando todos os dias... indo para escola, para o trabalho, para o médico, para academia, visitar a vó, etc, etc e tal...

Agora pensa nas opções:

Vou de onibus...??? Será??? Barato e Abarrotado!!!



 
Vou de metrô...??? Bonito, moderno e escasso!!!






Vou de bike...??? Green e Inseguro




Vou a pé...??? 20 Km pra ir e 20 Km pra voltar??? Vou ter que fazer umas aulas de defesa pessoal!!  =/




Vou de carro... !!!! Pago em 360 parcelas mas um dia será meu. Pego transito mas pego sozinho e sentado. Pago caro por combustível adulterado mas vou ouvindo música... e não fico 30 minutos no ponto esperando o busão! Éh, VOU DE CARRO!!!



Assim como eu, infelizmente milhares de pessoas pensam extamente assim!!  Nem todo mundo tem o grande privilegio de trabalhar perto...

Eu adoraria ir de Metrô para o trabalho, mas a estação mais próxima fica a uns 5 km de casa... Adoraria ir de ônibus, mas eu levaria 2 horas e meia ...Adoraria ir de bicicleta, mas me falta coragem para enfrentar uma cidade que não tem  calçadas o que fará ciclovias... Adoraria ir a pé, mas trabalho a 20 km da minha casa, seria demorado e não seria seguro... ou seja...

Qual opção decente que o Paulistano tem???
Existe alguma coisa muito bem resolvida em nossa cidade???
Fala sério, além de tudo isso ainda devemos pagar pedágio???? Me desculpe Sr. Professor Candido Malta, moramos em um país onde a arrecadação não irá para o desenvolvimento e planejamento de nossa cidade... sabemos muito bem para onde irá... e continuaremos vivendo no CAOS e pagando ainda mais caro por isso!!

Tomar UMA medida e achar que ela vai salvar a cidade do caos é muita ingenuidade. TODOS os sistemas de transportes devem funcionar!! 
O Rodoanel já nasceu obsoleto! Nada funciona sozinho... 

Londres funciona porque tem praticamente o mesmo tamanho territorial que São Paulo (1.500 km²), 4 milhões a menos de habitantes e 330 km a mais de linhas de metrô!!!!!!! Ainda assim, há quem diga que após 5 anos de Pedágio Urbano, hoje Londres voltou a sofrer com o transito...
Pois é, uma cidade é um Organismo Vivo e as medidas de adaptação devem ser estudadas e colocadas em prática todo o tempo e com rapidez!

No Brasil, tudo é tão devagar que quando resolvem tirar algum projeto do papel, já iniciam um projeto ultrapassado!



- SHANGHAI  6.340Km² e 18.670.000 hab - 434Km de linhas e 277 estações
- LONDON     1.579Km² e   8.278.251 hab - 408Km de linhas e 275 estações
- NEW YORK  1.213Km² e   8.175.133 hab - 369Km de linhas e 468 estações
- PARIS         2.723Km² e 11.899.544 hab - 213Km de linhas e 380 estações
....
- SÃO PAULO 1.523Km² e 11.316.149 hab -   75Km de linhas e 64 estações

(Somos tão grandes quanto Londres, tão numerosos quanto Paris e temos 4x menos Metrô - dá pra começar a entender o por quê do CAOS!)

É... acho que agora eu entendi!! O que voces acham a respeito?? Sampa tem solução??


ótima semana a todos!!

Daniela Prieto



Um comentário: