outubro 04, 2011

LONDON Underground - Outstanding!!!

Quanto mais eu penso em Metrô como solução para uma cidade caótica, mais me lembro de Londres... Pensando nisso, resolvi pesquisar mais a respeito e tentar entender por que eles são tão perfeitos!!!
Eles foram os Primeiros do Mundo!!
Começaram em 1863 e em 1890 tornaram-se elétricos. (São Paulo o Metrô foi inaugurando em 1968).
Eles possuem o 2° Metrô mais longo do mundo, só perdem para Shanghai - também não dá pra competir com os Chineses, eles não levam nada na brincadeira!! rs

- SHANGHAI  6.340Km² e 18.670.000 hab - 434Km de linhas e 277 estações
- LONDON     1.579Km² e   8.278.251 hab - 408Km de linhas e 275 estações
- NEW YORK  1.213Km² e   8.175.133 hab - 369Km de linhas e 468 estações
- PARIS         2.723Km² e 11.899.544 hab - 213Km de linhas e 380 estações
....
- SÃO PAULO 1.523Km² e 11.316.149 hab -   75Km de linhas e 64 estações
(Somo tão grandes quanto Londres, tão numerosos quanto Paris e temos 4x menos Metrô - dá pra começar a entender o por quê do CAOS!)

P.S. Particularmente, gosto mais dos sistemas onde os indices de estações são maiores por quilometro de linha. Em Paris por exemplo, são tantas estações pela cidade inteira, que não é preciso andar mais do que uma quadra para encontrar uma... É possível ir a todos os lugares, a todos os pontos turísticos, aos centros economicos mesmo mais distantes... Eu tenho dó de turista em SP...

O Metrô de Londres serve 3 milhões de pessoas por dia e custa de 1,00 a 3,60 libras dependendo do seu trajeto. O bilhete pode ser usado várias vezes por dia!! Sensacional!!!

Vamos às curiosidades e imagens...





Mapa de Metrô Londres em 1908


Mapa de Metrô Londres em 1907


Mapa de Metrô Londres em 1910


Mapa de Metrô Londres em 1911


Mapa de Metrô Londres em 1927


Mapa de Metrô Londres em 1933


Mapa de Metrô Londres em 1937


Mapa de Metrô Londres em 2000


Mapa de Metrô Londres, Nowdays

No interior das Estações

Interação do "Novo" e o "Velho"... -  por Norman Foster

Plataforma

É possível andar a cidade inteira por tuneis subterraneos como esse...

O Vagão, mais estreito, poltronas na longitudinal

Existe ainda várias estações e linhas desativadas por toda cidade

Acesso à Estação, meu Amor na Westmister


EU! Sou louca por Metrô...rs

Eu aprecio os que podem ser bons exemplos!!
Precisamos de mais uns 100Km de linha de Metrô além do que temos, para começarmos a atender com alguma eficiência e sermos compatíveis com o tamanho de nossa cidade! Isso seria mais do que dobrar... Literalmente, onde está a luz do fim do nosso túnel??? Onde está o direito de ir e vir??? Será que precisaremos de mais 200 anos?? Ou continuaremos reféns de um sistema corrupto e viveremos em uma cidade caótica, sem qualidade de vida!

Research:
londonpass.com
earth-photography.com
tfl.gov.uk


Daniela Prieto


Nenhum comentário:

Postar um comentário