setembro 14, 2012

Eco materiais - TIJOLO ECOLÓGICO

Uma empresa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é pioneira na fabricação de máquinas de prensa que transformam entulhos em tijolos novos.

Esse processo de reciclagem tem inúmeras vantagens para o meio ambiente:
- Reutiliza material descartado;
- Não retira argila dos mananciais (materia prima fundamental na produção de tijolos);
- Não há queima em fornos, portanto não emite gases poluentes;
- Não utiliza madeira para a queima.

Produção convencional

Os tijolos ecológicos são prensados e a cura é tipo umedecida por 7 dias. A molha é feita através de chuvisco fino e leve 3 vezes ao dia. Esse processo garante que o tijolo ecológico seja 50% mais resistente do que o tijolo convencional produzido em adobe à queima.

 "A cura por meio de molha aspersão manual deverá ocorrer em local de preferência coberto com proteção da chuva, sol e do vento excessivo para que a umidade não evapore prematuramente."








Além disso, o fabricante garante que o isolamento térmico é muito mais eficiente do que o tijolo convencional. Tem mais inércia.

As peças são de acabamento e encaixes perfeitos. E ainda há as peças de finalização de cantos, calhas, etc.

Por mais que consuma água nesse processo, eu acredito que o benefício tanto ambiental, quanto técnico vale a pena!!

Segue o resumo do processo de produção:


Escolhi essa obra em Ourinhos, interior de São Paulo, que utilizou os tijolos, blocos e pisos ecológicos. Achei bem interessante o resultado:








Um acabamento legal, pode ficar aparente ou não.

Pelo que entendi em minha pesquisa, o custo é de aproximadamente 20% maior do que o tijolo convencional. É óbvio que na construção civil tudo é questão de orçamento, mas posso dizer por experiência própria que as vezes o custo-benefício pode valer a pena. Vale a pena estudar a possibilidade!

Research: http://www.ecomaquinas.com.br

Um lindo final de semana a todos!

Daniela Prieto


2 comentários:

  1. Hummmm...vou analisar quando for construir em meu terreninho...
    Boa Daninha.
    Thanks...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniela,
    Parabens pelo blog. I came across it quando procurava dicas de trepadeiras para o muro do nosso quintal.
    Achei interessante a ideia do tijolo ecologico, mas meu maridinho questionador levantou as seguintes hipoteses: sera que este tijolo vale a pena considerando a energia gasta pelas maquinas para triturar o entulho e o cimento utilizado (que e queimado e segundo o Sr maridinho e o maior responsavel por emissao de CO2)?
    Bem, isto nao quer dizer que nao vamos buscar solucoes alternativas para construcao, como arquiteta, vc tem conhecimento de outros materiais de reuso para reduzir o preco e o desperdicio em obras (de mais facil acesso)? PS: ainda nao estamos construindo.
    abs e feliz 2013

    ResponderExcluir