Páginas

setembro 05, 2012

Era uma vez - Uma casa Modernista brasileira

Essa semana fiquei horrorizada quando me deparei com essa notícia no VITRUVIUS e não poderia deixar de me manifestar à respeito.

Uma casa modernista dos anos 50 em Curitiba, projeto do arquiteto Oswaldo Bratke (1907-1997), foi completamente descaracterizada pela ignorância brasileira.

 Oswaldo Bratke, década de 50

Eduardo Mourão, 2003

— Eu era uma casa maravilhosa de Osvaldo Bratke, agora eu não sei mais o que sou...
[era uma vez uma casa moderna em Curitiba, que as "tendências" e a ignorância martirizaram até degenerá-la num kitsch supostamente clássico] - Irã Dudeque

Típico de um país que não valoriza seu patrimônio cultural e artístico. O desconhecimento comete assassinatos na História da Arquitetura brasileira... esse não é o primeiro e nem será o último!

Temos muito o que aprender com outros países mais desenvolvimentos. Na Europa, isso jamais teria acontecido!


Uma ótima semana a todos!
Daniela Prieto


3 comentários:

  1. Afff Maria...também achei um horror...
    Quem fez isso....
    Doido.
    Afff
    Credo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um dizer:a elite emergente brasileira é cafona, tem dinheiro, mas não tem bom gosto. Transformam uma obra de arte em um mausoléu.

    ResponderExcluir