outubro 31, 2011

Ilhas de Calor - São Paulo

A grande densidade e a falta de áreas verdes causam as chamadas ILHAS DE CALOR. Quanto mais devastamos nossa cidade e aumentamos as áreas de concreto e asfalto, mais alteramos o microclima... aumentando consideravelmente a temperatura.



Somando o fator: POLUIÇÃO


Resultado: A temperatura pode variar muito em diferentes pontos da cidade, quanto mais denso e menos verde = mais calor!!!




Podemos constatar diferenças de aproximadamente 10°C na temperatura em pontos diferentes da cidade de São Paulo no mesmo momento.


Quanto mais calor = mais chuvas!!! Isso mesmo... o vento marítimo em contato com a massa de calor provocam as grandes tempestades. Elas ocorrem em maior volume e em maior frequencia em áreas mais quentes... e normalmente as áreas mais quentes são as áreas que possuem menos áreas permeáveis... adivinha... ENCHENTE!!!


As cinco áreas mais chuvosas de São Paulo estão na Zona Leste da cidade, nos bairros do Itaim Paulista, São Miguel (Jardim Pantanal), Guaianazes, Cidade Tiradentes e Vila Prudente... Depois vem Butantã na Zona Oeste, Consolação, Bom Retiro e Centro... todos os bairros muito densos e com menos de 20% de áreas verdes.

As áreas permeáveis são de extrema importancia na concepção urbana. Ela retarda o escoamento da água de chuva para as varzeas (rios) e repõe os reservatórios subterraneos, mas para isso as áreas verdes devem estar bem distribuídas no contexto urbano. Berlim, uma das cidades mais eficientes do mundo, possui 45% do seu território de área verde. São Paulo chega a ter 52%, porém a área verde está quase que totalmente concentrada nas áreas periféricas(Serra da Cantareira na Zona Norte), enquanto no Centro da cidade há menos de 0,6% de área verde.

Uma cidade de concreto e asfalto permite que a água chegue muito rapidamente nas galerias e rios... e aí o resultado já conhecemos muito bem...



E ainda para melhorar nosso cenário Paulistano, praticamente todas as nossas avenidas e marginais ficam sobre rios canalizados ou às suas margens... ignorando às Leis do Código Florestal... podemos dizer que São Paulo foi construída sobre APP (Área de Preservação Permanente). Para uma cidade onde o Transporte público não funciona e carro é sinônimo de "status"... CAOS!






Apesar de haver Leis, poucos a cumprem... Em São Paulo, as Leis de Zoneamento obriga cada lote ter no mínimo 15% de sua área permeável (DE PREFERENCIA COM ARVORES)... mas, infelizmente não há fiscalização eficiente e tão pouco em áreas invadidas. E para obtenção de novos parques urbanos seria necessário a desapropriação... ou seja... tem que haver muita força de coragem e VONTADE do nosso Poder Público para que tenhamos uma cidade um pouco menos CINZA!

Ótima semana a todos!

Daniela Prieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário