Páginas

maio 15, 2012

PANAMBY x MATA ATLANTICA - São Paulo

Essa semana está se saindo uma semana cheia de indignações não é mesmo?? É que a gente vai vendo certas coisas e elas vão tomando uma proporção tão gigantesca que ficam difíceis de engolir... 

Até onde o "desenvolvimento" pode intervir num Planeta que é de todos?? Eu me sinto lesada quando penso que "Roubaram" o MEU direito (o SEU também!) de viver em um lugar melhor...

Segue postagem de Ricardo Cardim do: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/

Maciço de Mata Atlantica dará lugar para mais um empreendimento de alto padrão

"No começo dos anos 1990, passar em frente ao atual bairro do Panamby, na Zona Sul de São Paulo, era observar um pedaço ininterrupto de Mata Atlântica por vários minutos no lado direito da Marginal Pinheiros. Trazia uma sensação de ter saído da cidade, aliada a visível diminuição na quantidade de veículos depois da Ponte Morumbi.

Essa grande mancha de floresta começou a ser maculada com a criação do Parque Burle Marx em 1995, que sob a boa notícia da inauguração de mais um parque na metrópole trouxe um paliteiro de prédios no lugar das embaúbas e copaíbas que não tiveram a sorte de estar dentro do conveniente terreno preservado em formato de quebra-cabeça.

Outras áreas próximas de Mata Atlântica, como aquelas que ficavam em volta do Shopping Jardim Sul – inaugurado em 1990 - também não resistiram e se transformaram em altos condomínios envoltos por jardins franceses construídos sobre a antiga biodiversidade nativa. E assim, um dos últimos redutos de floresta nativa contínua de São Paulo virou retalhos em pouco mais de uma década.

Até hoje os lançamentos imobiliários não param, e terrenos com remanescentes de floresta aguardam mais prédios. O caso típico é esse anúncio de capa em uma revista especializada em imóveis divulgando o infeliz pedaço de mata que receberá o “ON Panamby” um ”produto” com localização privilegiada – pelo menos até as árvores dos lados caírem."

Ricardo Cardim


Aí eu me pergunto: Onde estão os órgãos públicos??? Onde está a CETESB??? Secretaria do Meio Ambiente? Prefeitura... Alguém aprovou o projeto, a construção, a supressão da Mata certo?? A que preço??

Onde está a comprensação dessas árvores?? Até onde eu sei para cada árvore nativa suprimida deve-se compensá-la com 25 novas mudas nativas... Onde elas estão?? Apesar de achar incomparável uma árvore adulta que levou anos para crescer e que faz parte de um sistema já pronto!  

É uma infelicidade pensar no que fazem em nome do DESENVOLVIMENTO... E olha que essa estória no Panamby começou a bastante tempo:


A antiga chácara Tangará foi comprada em 1986 com o intuito de transformá-la em um hotel e edificios comerciais... Os ambientalistas protestaram por se tratar de uma zona de proteção ambiental e um dos únicos locais paulistanos onde havia Mata Atlantica remanescente. Propunham um Parque.

Porém, houve uma concessão à construtora por parte da Prefeitura na gestão de Janio Quadros e foi no final da década de 80 na administração de Luiza Erundina que iniciou-se o arruamento do futuro bairro batizado de Panamby... em 1989 houve um inquérito devido à denuncias de que integrantes da então prefeitura de São Paulo ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) haviam recebido propina para legalizar o tal projeto... no fim, foi tudo arquivado e as construções continuaram. 

Imaginem voces que o Panamby, bairro de edifícios classe AAA não possuem tratamento de esgoto! Isso mesmo, todo o esgoto gerado é lançado diretamento no Rio Pinheiros... ah, mas tudo bem eles fazem já muito né... mantém a grama sempre verdinha e bem aparada!

Mata Atlantica tem ido para o chão e as mansões verticais indo para o céu... e como dizia Cazuza "A burguesia fede; A burguesia quer ficar rica; Enquanto houver burguesia; Não vai haver poesia"

O único acerto foi a doação de 29% da chácara para a construção do parque, hoje Parque Burle Marx.


A realidade dói, mas até quando iremos fechar nossos olhos??? Essa é a visão de uma cidade sem planejamento urbano e que sempre foi mal administrada por pessoas sem ética, cultura e bom-senso!


Prometo ser mais leve no próximo post! rs

Daniela Prieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário