Páginas

maio 14, 2012

BELO MONTE ou BELO MONSTRO???

O Greenpeace sobrevoou a área onde está sendo construída a Hidrelétrica Belo Monte em Altamira... imagens de 10 de abril de 2012:













"Há a previsão de que Belo Monte venha desalojar entre 30 mil e 40 mil pessoas. Os futuros afetados são moradores dos municípios do entorno, ribeirinhos, extrativistas, indígenas e quilombolas. Isto acontecerá porque  a obra pode alagar uma área de 516 km2. Em contrapartida, devido à forte migração, a população atual, que está em torno de 109 mil pessoas, pode chegar a 200 mil habitantes já em 2013." - Greenpeace

“Ao meu ver, desenvolvimento é quando o ser humano é colocado no centro da questão. E não é o que tem acontecido aqui. Não há leitos novos no hospital, os barrageiros ganham no máximo R$ 1 mil, vivemos na capital da dengue e da malária. Desenvolvimento ocorre quando se melhora a qualidade de vida da população.” - Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu


O que dizer sobre tudo isso?? O Brasil gastará aproximadamente 30 bilhões de reais em uma Hidrelétrica!!! Mesmo com todos os impactos ambientais que já estão sendo causados... nossa Presidente quer construir mais 63 hidrelétricas nos rios Madeira, Teles Pires, Tapajós, Negro, Xingu, Trombetas e seus afluentes.

Enquanto isso, o Mundo estuda, se especializa e aplica outros meios de geração de energia. Já é de conhecimento científico que a Energia Renovável como a Eólica e Solar são muito mais eficientes... e geram mais empregos!

E o Brasil sempre na contra-mão, um país de desperdícios, acabando com a única riqueza que lhe resta!


Ótima semana a todos!

Daniela Prieto



Nenhum comentário:

Postar um comentário