maio 22, 2012

REPELENTES NATURAIS

Mais chato e mais perigoso do que o zum-zum dos insetos, efetivamente é perigo a inalação de certos inseticidas... matam não só os insetos como a gente também né...

Fiquei maluquinha quando fiquei sabendo que é super eficiente trocar a pastilha inseticida por casca de laranja!! Isso mesmo: CASCA DE LARANJA, o ácido cítrico tem o papel repelente e ainda deixa um cheirinho gostoso! Não é demais??





Aí resolvi mergulhar nesse "Mundo Natureba" e fui pesquisar outros meios de lidar com os danados. Olhem só as diquinhas:


PERNILONGOS - O cheiro da casca da laranja, do cravo, do limão, do manjericão e da citronela espanta os pernilongos. Para fazer um repelente, misture 100 gramas de folhas de manjericão, 100 gramas de citronela e um litro de álcool no liquidificador. Bata tudo, coe e coloque em um recipiente vedado. Uma vez por dia, pulverize o ambiente.


Para fazer um repelente corporal, mergulhe um pacote de cravos no álcool por 30 dias. Depois, coe a mistura e junte 50 ml de óleo de amêndoas. Pode passar na pele, que é bom. Outra opção é misturar 200 ml de óleo mineral com 30 ml de óleo de andiroba e 30 ml de óleo de citronela -à venda em lojas de produtos naturais.

O limão cortado ao meio com cravos espetados nele também é um excelente repelente natural... espalhe alguns pela casa no verão!!



CARUNCHOS - Os carunchos conseguem entrar em caixas de cereais e pacotes. Uma forma de evitar que isso aconteça é armazenar os alimentos que são alvo desse bichinho ( arroz, trigo e feijão) com algumas folhas secas de louro.
Uma medida preventiva é colocar os pacotes recém-comprados dentro do congelador por dois dias. Isso vai matar ovos que possam já estar dentro da embalage.



TRAÇAS - Para exterminar traças e seus ovos de livros e pequenos objetos coloque-os dentro do freezer, em sacos plásticos vedados, por dois dias.
Sachês com folhas secas de lavanda, pimenta caiena, casca de cedro ou sálvia também espantam traças.
Passar óleo de lavanda nas superfícies onde ficam os livros também ajuda a manter as bichas longe dos armários. 


BARATAS - Armadilha atóxica: besunte vaselina sólida nas paredes internas de um vidro. Dentro, coloque dois dedos de cerveja, pedaços de frutas e gotas de extrato de amêndoa. As baratas vão ficar presas no vidro. Depois, jogue água fervendo e despeje na privada.
Outras opções: misture açúcar e bicarbonato de sódio (que mata os bichos) e espalhe em vasilhas pela casa; ou pingue óleo essencial de alecrim e eucalipto em algodão e distribua nos cômodos.
Research: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude

Não são demais?? Ja está tudo anotado para o próximo verão!!!rs
Good Job!! Ótima semana a todos!!

Daniela Prieto

3 comentários: